MONITORIA DE ENSINO EM ESTATÍSTICA, EXPERIMENTAÇÃO E TCC NO CAMPUS CERRO LARGO

  • Tatiane Chassot Universidade Federal da Froteira Sul (UFFS)
  • Denize Ivete Reis Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • José Carlos Júnior da Cruz de Camargo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mábia de Araujo Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Guilherme Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Sara Aires de Matos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: conceitos, dúvidas, projeto

Resumo

A área das estatísticas é de suma importância e se encontra nas disciplinas de domínio comum da UFFS, sendo ofertada no campus Cerro Largo nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Física, Matemática, com destaque para Agronomia, Engenharia Ambiental e os programas de pós graduação. O projeto de monitoria em Estatística Básica, Experimentação Agrícola e TCC propõe à comunidade acadêmica um recurso a mais para se buscar sanar  dúvidas. Essa proposta se torna mais evidente, visto que, como são turmas majoritariamente grandes, em períodos do semestre em que a demanda de dúvidas é maior, sendo necessário um maior envolvimento dos docentes e alunos. Além disso, a monitoria visa apresentar ao aluno ingressante no projeto um vislumbre da carreira docente, sendo necessário a este que se busque priorizar uma metodologia de estudos mais aprimorada, através de leituras, revisão de material e contato com o docente e também desenvolver uma didática que seja eficiente para
transmitir os conteúdos aos alunos atendidos. O monitor tem a função de contribuir de variadas formas. Quando possível, o acompanhamento das aulas é uma importante ação realizável, seja para tirar dúvidas em momentos onde é necessário o uso de calculadora científica até as práticas em laboratório com uso de programas de análise e plotagem de gráficos como Calc e Rstudio, sendo este último o que geralmente resulta em várias dúvidas durante a aula devido sua operação ser realizada com linhas de código, que, com a presença de monitores é possível um melhor prosseguimento do cronograma da aula enquanto estes atendem caso a caso; e também, por atendimento em horários extraclasse onde o aluno pode procurar a monitoria para buscar complementar algum conceito ou fórmulas mal compreendidas, assim como a aplicação e interpretação destas. Durante o semestre de 2023/2 foram realizados 63 atendimentos de forma presencial em sala de estudos ou através de aplicativos de mensagens quando dúvidas frequentes. Os tipos de dúvidas mais registrados foram desde conceitos básicos, normas e usos de tabelas e gráficos, até uso de softwares de manipulação de dados e a interpretação de testes estatísticos, tendo este último uma grande importância em cursos como na Agronomia, sendo conceitos e aplicações utilizadas, posteriormente, na Experimentação Agrícola e TCC. Os cursos de Engenharia Ambiental, Matemática e Física possuem a disciplina de Estatística e Probabilidade, nas quais são empregados grande parte dos conceitos aprendidos na disciplina de Estatística Básica e é dada continuidade ao conteúdo. Por fim, a monitoria nas disciplinas de estatística representa muito para todas as partes envolvidas, seja do aluno que faz as disciplinas que irá ter contato com quem já as fez e estará à disposição em variados horários junto a outros monitores, seja para o docente que irá ter um melhor retorno do monitor quanto às dúvidas e o andamento da turma em relação a compreensão do conteúdo, assim como também para o monitor que irá ter uma melhor concepção do exercício da carreira docente além de ser melhor versado naquilo que se propôs a dedicar e repassar.

Publicado
07-07-2024