MONITORIA EM ANATOMIA ANIMAL

  • Patricia Romagnolli UFFS
  • Gabriele Villani de Oliveira, Estudante Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel de Souza Cardoso dos Santos, Estudante Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Gruchouskei, Técnico de Anatomia e Necrópsia Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Monitoria Acadêmica, Medicina Veterinária, Anatomia Animal

Resumo

O perfil do egresso do Curso de Medicina Veterinária prevê uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, dotando os futuros profissionais da Área com conhecimentos para desenvolvimento de ações e obtenção de resultados voltados às Ciências Agrárias e à Saúde. Se trata, portanto, de uma formação que requer, dentre outros, conteúdos teóricos e práticos de Anatomia Animal. Anatomia cujos estudos remontam os primórdios das civilizações mais antigas, e que é a ciência da forma, da arquitetura e da estrutura do corpo animal, sempre em estreita correlação com a sua função, portanto, com a fisiologia. Mesmo com o passar dos séculos, e o advento de novas tecnologias e inovações para o ensino, são as aulas práticas em laboratório que complementam a teoria ministrada em sala de aula, oferecendo aos estudantes o primeiro contato perceptivo com o corpo animal, por meio das peças didáticas. Os resultados de tais interações são positivos para o aprendizado, e ainda não passíveis de substituição exitosa. No atinente à Monitoria, é indubitável sua influência positiva no desempenho dos estudantes de Anatomia, dada sua importância como ferramenta auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste estudo é correlacionar a frequência dos estudantes de Anatomia dos Animais Domésticos nos horários de atendimentos de monitoria em laboratório com seu desempenho acadêmico na parte prática da disciplina. Para tanto, foram analisadas as listas de presenças em monitorias do segundo semestre de 2023, e comparados aos resultados obtidos pelos estudantes em suas avaliações práticas, e média final do semestre. Como resultados, foi evidenciado melhor desempenho acadêmico prático para os estudantes com maior frequência às monitorias, quando comparado àqueles que pouco o fizeram. Ainda, a melhoria do desempenho prático elevou significativamente o desempenho acadêmico final daqueles estudantes cuja assiduidade na monitoria foi maior. Pelo exposto, é possível concluir que a monitoria em Anatomia dos Animais Domésticos, uma disciplina de seis créditos semestrais e dos quais 50% é de conteúdo prático, influenciou positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes atendidos.

Publicado
09-08-2024