MONITORIA DE BIOQUÍMICA: CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM MBITO INTERDISCIPLINAR - ano 2024

  • Denis Aurelio Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Pamela Tabone Campos
  • Ketlin Gazzola
  • Arthur Natel
  • Falcão Black
  • Xaiuane Zaminhan
Palavras-chave: monitoria, bioquímica

Resumo

A monitoria acadêmica universitária representa uma ferramenta de aprendizado que facilita a compreensão e geração de conhecimento da disciplina, assim, facilitando a construção e domínio do conhecimento acadêmico, tanto das aulas práticas quanto teóricas, viabilizando a  construção de uma ponte entre o docente e o discente (Frison, 2016). 

O monitor neste contexto, tem como função auxiliar o professor nas metodologias que deverão ser desenvolvidas em sala de aula, como também, esclarecer dúvidas e transmitir o conhecimento de forma que colabore na compreensão do conteúdo ministrado, favorecendo a construção e consolidação de conhecimento do acadêmico envolvido. Sendo assim, a contribuição de conhecimento se torna mútua, uma via de mão dupla, entre o monitor e o discente, além do compartilhamento de experiências entre ambos. Para os próprios monitores, essa experiência oferece a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e ensino, potencializando habilidades que são cobradas na docência (Oliveira, et al., 2021).

Ao analisar as monitorias ocorridas na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, vinculadas ao componente curricular de Bioquímica Básica e Bioquímica Aplicada para o curso de Nutrição e Bioquímica para o curso de Ciências Biológicas, os maiores desafios avaliados estão relacionados com a grande dificuldade dos acadêmicos em conteúdo básico de química, que serve como base para a bioquímica. Em sua maioria, os alunos queixam-se sobre a dificuldade de assimilar o conteúdo de química, exatas e biologia na resolução de problemas. 

A procura por orientação deu-se presencialmente na sala de monitoria, localizada na sala 205 no bloco A. Além disso, também foi oportunizada a monitoria na modalidade online, através da plataforma Google Meet, com auxílio da utilização de WhatsApp, a fim de facilitar a comunicação e agendamento de horários. 

No decorrer das monitorias realizadas no semestre, obteve-se solicitação semanalmente, tanto de forma individual quanto coletiva,  em relação a dúvidas quanto ao conteúdo ministrado e também referente à resolução de lista de exercícios, obtendo resultados satisfatórios. Por outro lado, outro grupo de alunos apenas buscavam a monitoria para aprender o conteúdo em dias ou até mesmo horas antes da realização da avaliação, o que impossibilitou a aplicação da monitoria por questões de disponibilidade de monitor.

Ser monitor é uma oportunidade essencial para o desenvolvimento profissional dos alunos. Participar ativamente dos processos educacionais e contribuir para a construção do ensino proporciona um enriquecimento significativo tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional. A experiência de monitoria não só prepara os estudantes para futuras carreiras na docência, mas também os capacita com habilidades valiosas para atuarem de forma eficaz no contexto educacional (Gonçalves, 2021). Em suma, a monitoria acadêmica desempenha um papel fundamental no apoio ao sucesso dos alunos, no fortalecimento da comunidade universitária e no aprimoramento da qualidade do ensino, beneficiando tanto os alunos quanto a instituição como um todo.

Publicado
30-06-2024