INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Adalgiza Pinto Neto
  • Maria Helena Moreno Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luisa Pereira Zacchi
Palavras-chave: Monitoria. Formação. Influência.

Resumo

A monitoria é entendida como apoio ao processo pedagógico ao auxiliar na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, influenciar na melhora da qualidade do ensino, tanto daqueles que são monitores, quanto dos monitorados, além de promover experiências que contribuirão na formação de futuros e competentes profissionais. A oportunidade de se inserir em um programa de monitoria exige compromisso e responsabilidade, uma vez que o monitor tem o poder de influenciar, de forma direta na vida dos acadêmicos monitorados. Para além disso, a participação do acadêmico como aluno-monitor possibilita vivências e experiências muito próximas da docência, o que pode influenciar na escolha de sua futura área de atuação. Logo, a monitoria é benéfica para ambos os lados, desenvolvendo e potencializando o ensino/aprendizagem no meio acadêmico. Diante disso, objetivou-se quantificar a importância da monitoria acadêmica ao longo da graduação de profissionais já formados, interferindo ou não na escolha da área de atuação. Para tal, empregou-se a utilização da plataforma Google Formulários, que foi divulgada por meio de redes sociais. Coletaram-se, por meio de um questionário semi-estruturado, dados sobre a relevância e preponderância da monitoria na vida profissional. Obteve-se com a pesquisa dezoito respostas, sendo todas de profissionais formados e atuantes em diferentes áreas. Utilizou-se para respostas, uma escala de um a cinco, onde um indicou pouca influência, e cinco muita. Entre as respostas, aproximadamente 83,3% classificou a monitoria como muito favorável em sua jornada acadêmica. Ainda, 72,2% dos profissionais revelaram que a monitoria influenciou muito na escolha da sua área de atuação ou especialização. Por fim, 94,4% dos participantes, afirmaram que a experiência da monitoria os aproximou da docência. Ao final do formulário, colocou-se um espaço para que os profissionais compartilhassem breves relatos sobre suas experiências como monitor, sendo destacado por eles, o quanto a monitoria foi essencial em suas trajetórias acadêmica e profissional. Uma participante relatou: “No meu entendimento, a pessoa só aprende um determinado conceito se ela é capaz de ensiná-lo a outro indivíduo. Portanto, foi um ótimo treino para ser professora e um diferencial na minha carreira de pesquisadora.” A partir dos dados obtidos, percebe-se que a monitoria tem alta capacidade de influência no futuro dos acadêmicos, em sua formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, percebeu-se que a monitoria, além de ter sua importância no processo ensino-aprendizagem na graduação, tanto para monitores quanto para monitorados, também promove benefícios no futuro profissional dos que passaram por ela.

Publicado
20-05-2024