AÇÕES DE MONITORIA NO CURSO DE MATEMÁTICA

  • Rosane Rossato Binotto UFFS- campus Chapecó
  • Tiago Cruzaro
  • Valeska Aparecida Dalla Costa Casagrande

Resumo

Este trabalho tem como propósito relatar atividades desenvolvidas pelos monitores do Curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC, referente ao projeto “Monitoria de Geometria e Aritmética”. Atividades de monitoria que tem como foco o “tirar dúvidas” são importantes para os estudantes do curso, considerando o histórico de reprovações nas matemáticas em serviço, principalmente em cursos da área das exatas das universidades (Barufi, 1999). Estas reprovações podem acarretar em retenção e evasão, conforme apontado no relatório da I Conferência das Licenciaturas da UFFS (UFFS, 2016), reforçando a necessidade de políticas institucionais, como programas de monitoria, por exemplo, o qual está endossado pela “Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica” (UFFS, 2024). Neste sentido, propomos e estamos desenvolvendo este projeto de monitoria com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de Matemática para a aprendizagem nos componentes curriculares de Aritmética I e II, Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, visando uma redução dos índices de reprovação, bem como contribuir para a formação do monitor na iniciação à docência. Atrelamos este projeto de monitoria ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), que de acordo com Lorenzato (2006) possui diversas concepções tais como, um espaço para guardar materiais didáticos, para planejar e ministrar aulas, para tirar dúvidas dos alunos e também para construir materiais didáticos. Ou seja, constitui-se em um espaço que pode facilitar o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio da realização de experimentos, pois é o ambiente “[...] onde os professores estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível aos alunos” (Lorenzato, 2006, p. 7). Assim, as ações desenvolvidas pelos monitores, até o presente momento, contemplam tirar dúvidas dos estudantes do curso, dos componentes curriculares mencionados no projeto, atuar na organização do LEM e na elaboração de materiais didáticos físicos e digitais, sendo os digitais construídos no software GeoGebra. Estes materiais foram utilizados também no componente curricular “Laboratório de Ensino de Matemática II”. Destacamos ainda, estudos realizados pelos monitores e resolução de listas de exercícios propostas pelos professores dos componentes mencionados, contribuindo para a aprendizagem em Matemática e na busca de estratégias para explicar os conteúdos aos colegas do curso, o que pode colaborar para a sua prática docente no futuro. Os monitores também participaram das palestras: “Desafios dos processos de ensino e aprendizagem: atenção, foco e concentração”, ministrada por Mariane Inês Ohlweiler; “Contribuições de diferentes aplicativos e possibilidades de utilização em contextos de ensino aprendizagem”, proferida por Marciana Pelin Kliemann; e “Vivendo através das telas: perfil e características dos atuais estudantes e os desafios para o trabalho docente”, ministrada por Marlei Dambros. Estas atividades são referentes ao projeto “III Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de Ensino 2023/2024”, organizado pela Diretoria de Políticas de Graduação (DPGRAD) da UFFS, com o intuito de contribuir para a formação destes monitores com relação aos processos de ensino e aprendizagem acadêmica, bem como para o exercício à docência.

Biografia do Autor

Rosane Rossato Binotto, UFFS- campus Chapecó

Graduada em Matemática com Mestrado e Doutorado em Matemática.

Publicado
18-05-2024