ATIVIDADE DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FITOPATOLOGIA I E II, CURSO DE AGRONOMIA - UFFS/CAMPUS ERECHIM

  • Paola Mendes Milanesi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Marina Lima Ferrari Gambeta UFFS - Campus Erechim
  • Guilherme Martoffel UFFS - Campus Erechim
Palavras-chave: Fitopatógenos. Ensino. Manejo de doenças.

Resumo

A Fitopatologia desempenha um papel crucial na agricultura, pois o conhecimento sobre doenças em plantas é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das culturas. Ao estudar aspectos como diagnose, sintomatologia, etiologia e controle das doenças, os estudantes de Agronomia são capacitados a identificar, prevenir e tratar problemas fitopatológicos, contribuindo para o sucesso das atividades agrícolas. Assim, o projeto intitulado “Prática de monitoria em Fitopatologia para iniciação à docência no Magistério Superior” tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso de Agronomia a oportunidade de participar de um projeto de monitoria, possibilitando aos monitores o aprofundamento e a aquisição de novos conhecimentos nos CCrs de Fitopatologia I e Fitopatologia II, buscando-se contribuir para a melhoria na qualidade de ensino desses CCrs no curso de Agronomia na UFFS - Campus Erechim. Além da contribuição para uma melhoria na aprendizagem de Fitopatologia, o referido projeto vem instigando nos monitores o interesse pela docência. O projeto tem sido desenvolvido durante as aulas práticas de Fitopatologia I (ofertada em 2023 – II) e Fitopatologia II (ofertada em 2024 – I). Os monitores acompanham as aulas práticas, que são realizadas no Laboratório de Microscopia da UFFS – Campus Erechim, auxiliando os alunos na identificação de agentes causais (fungos, bactérias, entre outros) em diversos órgãos vegetais (folhas, raízes, frutos) coletados a campo, a fim de que os alunos possam preparar os trabalhos práticos solicitados pela professora, entre eles o herbário fitopatológico. Essas atividades práticas contam como uma das avaliações em cada CCr atendido pela monitoria. Além disso, os monitores esclareciam aos alunos dúvidas sobre conteúdos teóricos e práticos, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos estudados. Para realizar o suporte necessário, se fez o uso do Manual de Fitopatologia, volumes I e II, além de livros didáticos sobre doenças em culturas específicas. Ademais, cabe pontuar que os alunos agendavam horário via e-mail e WhatsApp sendo atendidos no Laboratório de Fitopatologia. Durante o andamento das aulas, percebeu-se o interesse e bom aproveitamento dos alunos, uma vez que se sentiam à vontade para sanar dúvidas entre as atividades, colaborando assim para o aprendizado. Ainda, notou-se que a monitoria beneficiou tanto os monitores quanto os acadêmicos, pois contribuiu positivamente para a construção pessoal e profissional dos monitores, uma vez que instigou os mesmos a pesquisa e a aprofundarem o seu conhecimento, agregando novos aprendizados e aprofundando conceitos. As avaliações realizadas nas disciplinas se dividiram em provas teóricas em sala de aula, e confecção de herbários fitopatológicos entregues no final do semestre, sendo que os monitores auxiliaram também na correção dessa atividade. Dessa forma, está oportunidade torna possível vivenciar experiências de acompanhamento e planejamento de aulas, correção de trabalhos e provas, mas principalmente o contato direto com os alunos, proporcionando aos monitores o conhecimento quanto o exercício da docência, seus desafios e recompensas, além de estimular o interesse dos mesmos nesta área de atuação.

Publicado
07-07-2024