MONITORIA EM ATIVIDADES PRÁTICAS DE ZOOLOGIA E ECOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Marilia Hartmann Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Erechim
  • Paulo Afonso Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sam Silva dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: aulas práticas, coleção didática, questionários

Resumo

Zoologia e Ecologia são duas áreas de conhecimento que fazem parte dos conteúdos básicos de Diversidade Biológica, nos cursos de graduação em Ciências Biológicas (MEC, 2001). Na Universidade Federal da Fronteira Sul, o bacharelado em Ciências Biológicas do Campus Erechim tem em sua grade curricular: Zoologia I, Zoologia II, Zoologia III, Ecologia I e Ecologia II. A monitoria em Zoologia e Ecologia visa proporcionar uma experiência enriquecedora aos alunos, auxiliando-os na assimilação dos conteúdos e propiciando vivência acadêmica por meio de atividades práticas e de laboratório (CONPEEX 2016).

A monitoria não apenas facilita a transmissão de conhecimento, mas desempenha um papel crucial na recuperação de aulas perdidas. Com domínio dos conceitos e teorias das disciplinas, os monitores ajudam os alunos a revisar o material perdido, preenchendo lacunas no entendimento e elucidando dúvidas, garantindo uma aprendizagem mais igualitária e inclusiva.

No ano de 2023, foram atendidos os componentes curriculares  (CCRs) Zoologia I e Zoologia II e Ecologia II e iniciado o trabalho de organização de material didático para aulas práticas. Foram acompanhadas as aulas práticas de campo sobre aranhas, e em laboratório sobre aracnídeos e crustáceos. Os alunos que não puderam comparecer tiveram a oportunidade de rever os animais em horário extra, com a monitora. Para alunos que não participaram de aulas por se sentirem desconfortáveis com animais, foi passado um questionário sobre aracnídeos e crustáceos.

Em 2024, está sendo realizado o acompanhamento das aulas práticas do CCR Zoologia III e até o momento foram realizadas as aulas sobre peixes e anfíbios. A coleção didática de zoologia continua sendo organizada e atualmente conta com cerca de 65 táxons diferentes. Antes das aulas práticas de laboratório, o material é separado e depois das aulas, é verificado e guardado novamente nos respectivos potes, com álcool. Para aula prática é feita separação e carregamento de lanternas, botas e acompanhamento de toda a aula. Também em 2024 estão sendo organizadas viagens de estudos de Ecologia I e Zoologia III e o papel da monitoria tem sido na organização da lista de passageiros, juntada de documentos para solicitação de auxílios e o acompanhamento da viagem, para auxiliar nos relatórios dos discentes.

Além disso, a preparação meticulosa de aulas práticas em laboratório e campo, aliada à manutenção da coleção didática, assegura não apenas a integridade do material, mas também oferece aos alunos oportunidades valiosas de aprendizado prático. O acompanhamento de eventos como o "Portas Abertas" permitiu a divulgação da disciplina de Zoologia II, Zoologia III, Ecologia I e Ecologia II e a demonstração prática de seus conceitos, promovendo o interesse e o engajamento dos estudantes.

Os resultados obtidos, incluindo a eficácia dos questionários de recuperação durante as sessões de monitoria, atestam o sucesso desta abordagem em promover uma aprendizagem significativa e a manutenção da qualidade da coleção didática.

Biografia do Autor

Marilia Hartmann, Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Erechim

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre e doutora em Zoologia pela UNESP - Campus Rio Claro/SP. Orienta no Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS. Atua nas áreas de herpetologia, biodiversidade e conservação e ectoxicologia com anfíbios.

Publicado
18-05-2024