MONITORIA PARA O ENSINO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ESPACIAL E DESENHO TÉCNICO

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Expressão gráfico-visual, Formação universitária

Resumo

A atividade de monitoria revela-se muito importante na trajetória do acadêmico de graduação, pois o coloca diante dos desafios presentes em sala de aula. O projeto objetivou desenvolver ações educativo-formativas para promover a integração entre práticas de ensino e saberes em desenho técnico, a aproximação entre teoria e prática, impulsionando melhorias nas condições de aprendizado dos alunos e, assim, contribuir para qualificar os processos de ensino-aprendizagem, nos cursos de Graduação envolvidos. Entre os Componentes curriculares (CCRs) atendidos pelo projeto estão: "Desenho técnico" (GCS295) para Engenharia Ambiental e Sanitária e para Agronomia; "Representação Gráfica Espacial" (GEX 388) para Engenharia Sanitária e Ambiental; "Fundamentos do desenho técnico para educadores" (GCS588) para os cursos de Licenciatura da UFFS, Campus Cerro Largo/RS. Os atendimentos foram disponibilizados principalmente no Laboratório de Expressão Gráfica do campus. O acompanhamento durante as aulas sucedeu nos turnos vespertino (em 2023/2) e noturno (em 2024/1). Extraclasse, também foram desenvolvidos auxílios em trabalhos e projetos, dirimindo-se as dúvidas dos alunos. Pormenorizando o planejamento dos encontros, foram dialogadas e propostas ações, nas quais o monitor foi estimulado a buscar uma compreensão aprofundada dos assuntos abordados em aula e a atuar como facilitador do aprendizado. Sua colaboração proporcionou auxílio às dúvidas para os colegas melhor compreenderem os conteúdos e superarem algumas dificuldades específicas, como: compreensão de conceitos e enunciados de exercícios; uso adequado do instrumental (como escalímetro, esquadros e compasso) na representação gráfica e/ou espacial; demonstração de formas de aplicação prática dos conteúdos. Foram desenvolvidas diversas atividades envolvendo conteúdos da ementa e foi prestado auxílio em trabalhos e exercícios dirigidos para o desenho de ângulos (utilizando o potencial dos dois esquadros e do compasso); a definição de margens e dobramento da folha A3; a execução de técnicas de desenho de perspectivas e de projetos arquitetônicos, como a planta baixa. Foram realizadas atividades como a reprodução de representação espacial (executada em paralelepípedo de sabão e de isopor), escolhida entre diversos modelos estudados em aula; o que colaborou para produção de material didático-pedagógico. Nessa abordagem, entende-se que a monitoria oferece um suporte adicional, tanto ao docente quanto aos discentes. Pôde-se constatar que a monitoria ofereceu uma visão única sobre a experiência da docência, oportunizando vivências formativo-educativas importantes na preparação do monitor para futuras carreiras acadêmicas. Portanto, ofereceu oportunidades para o monitor aprimorar suas próprias habilidades, tanto no campo dos conhecimentos específicos quanto no desenvolvimento de habilidades interpessoais e pedagógicas. De um modo geral, ela possibilita que os alunos desenvolvam suas habilidades de desenho e alcancem melhores resultados nos estudos; constituindo-se, pois, como estratégia eficaz para promover um exitoso aproveitamento acadêmico, especialmente àqueles alunos que enfrentam dificuldades na compreensão da disciplina. Futuras análises da monitoria poderão averiguar em que medida as atividades do ensino de desenho contribuem à formação, preparando os estudantes para desafios futuros em suas carreiras, repercutindo no aprendizado em outras disciplinas e outros contextos educacionais. Em suma, a monitoria desempenha um papel fundamental no ambiente universitário, oferecendo apoio ao docente e benefícios tanto para os monitores quanto para os alunos que recebem assistência.

Biografia do Autor

Patrícia Marasca Fucks, UFFS - Campus Cerro Largo

Arquiteta e Urbanista, pela UFSM/RS; Mestre em Extensão Rural, pela UFSM/RS, Especialista em Patrimonio Cultural em Centros Urbanos, pela UFRGS/RS; Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica do PPGECT-UFSC/SC; Professora no Ensino Superior desde 2003; Atuação desde 2010 como docente e pesquisadora da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS.

Marlon Ritter Busatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Formado no curso técnico em Agropecuária, na escola estadual técnica Guramano e graduando no curso de bacharelado em agronomia. 

Publicado
18-05-2024