VIVÊNCIAS NA MONITORIA DE ENSINO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA

RELATOS E EXPERIÊNCIAS NA VISÃO DO ALUNO BOLSISTA E VOLUNTÁRIO

  • Isadora da Luz Coppi Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Monitoria, Nutrição Clínica, Clínica-Escola de Nutrição, Ambulatório

Resumo

Introdução: O Ensino Superior depara-se cada vez mais com acadêmicos que apresentam dificuldades para atingir objetivos curricularmente prescritos impostos pela necessidade de o aluno desenvolver competências e habilidades demandadas pelo mundo contemporâneo. Com certa frequência, as Instituições de Ensino Superior têm tido a preocupação de desenvolver projetos educativos e pedagógicos que envolvam acadêmicos oriundos de diferentes 

comunidades, visando o aperfeiçoamento de sua qualificação. Desta forma, o trabalho realizado em parceria entre professores e alunos ou entre os próprios alunos ganha força, principalmente no que diz respeito à monitoria. Pressupõe-se que ela pode contribuir para que todos os estudantes aprendam, pois se acredita que o modelo relacional e interativo estimula, de forma mais efetiva, o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Objetivos: Proporcionar ao estudante do Curso de Nutrição o interesse não somente pela docência, mas também, sua inserção na prática clínica ambulatorial utilizando-se da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula através dos componentes curriculares (CCRs) de Nutrição Clínica e Dietoterapia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de estudante do curso de Nutrição, realizado a partir da vivência discente na monitoria do Projeto intitulado de “Nutrição Clínica e Dietoterapia na Prática: Inserção e atuação do aluno do Curso de Nutrição no ensino, assistência nutricional e dietoterápica”, edital nº 29/PROGRAD/UFFS/2023. Resultados: O discente bolsista possui carga horária semanal de 16 horas, destinado à permanência na Clínica-Escola de Nutrição (CLEN) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR, para atendimento dos alunos matriculados nos CCRs de Nutrição Clínica e Dietoterapia, visando a coleta de informações sobre possíveis demandas e necessidades que envolvem os assuntos destinados aos CCRs citados. O edital entrou em vigência no início do semestre 2023.2, e possibilitou o aprofundamento para além dos CCRs, que são os conteúdos da área de Nutrição Clínica Ambulatorial, bem como conhecer e acompanhar a rotina da CLEN e a atuação do Profissional Nutricionista nesta área. Proporcionou o aprendizado com a realização de atividades práticas sobre o diagnóstico nutricional dos indivíduos a partir de avaliações antropométricas, clínicas, laboratoriais e dietoterápicas, e também a entender como ocorre o processo de orientações nutricionais individuais ou em coletividade, assim como a análise da adesão dos indivíduo às dietas propostas, interpretando os fatores cognitivos, psicológicos, socioeconômicos e ambientais intervenientes, que abrangem o paciente juntamente com a equipe técnica da CLEN. Foi realizada a confecção de resumos e a participação em congresso, assim como a contribuição em projeto de pesquisa através de dados estatísticos referente aos pacientes que frequentam a Clínica-Escola de Nutrição da UFFS. 

Publicado
09-08-2024