PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

RESULTADOS E IMPACTO DO PROJETO DE MONITORIA PARA PÚBLICO-ALVO

  • Rosiane Moreira da Silva Swiderski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andreia Florencio Eduardo de Deus UFFS
  • Kecilly Biavatti Meira UFFS
  • Caroline Vieira Nogueira UFFS
  • Natalia Fernanda Nunes de Farias UFFS
Palavras-chave: Monitoria. Permanência Estudantil. Ações de Apoio.

Resumo

O projeto "Permanência de Estudantes Universitários" se insere no eixo da monitoria por público-alvo (Edital Nº 29/PROGRAD/UFFS/2023), teve por objetivo contribuir para a qualidade do ensino-aprendizagem de acadêmicos indígenas, negros, PCD, imigrantes e com necessidades específicas. Neste trabalho, nosso objetivo é socializar resultados do projeto, a partir da análise das  Atas das reuniões; e discutir o impacto das ações, destacando as principais contribuições para a permanência estudantil. O projeto se baseia em diagnósticos desenvolvidos sobre o desempenho acadêmico e social do público-alvo, que demonstram carências formativas em áreas específicas como: língua portuguesa; leitura e produção textual acadêmica; e inclusão digital; as quais impactam diretamente na permanência estudantil (STEREN DOS SANTOS et al. 2020). A abordagem deste estudo é de qualitativo e descritivo, com base na análise das Atas. As reuniões ocorreram mensalmente e com a equipe de trabalho (coordenadora, monitoras e pedagoga), sendo realizados registros e avaliações das ações, bem como discutidos fatores de impacto de permanência e evasão estudantil, avaliado as contribuições do projeto e traçado metas a curto e longo prazo. As ações desenvolvidas pelo projeto incluíram a participação em reuniões com setores de permanência estudantil da Universidade, orientação de estudo e atendimentos especializados presenciais e remotos, e produção de material didático para uso do SIGAA. O acesso a uma estrutura mínima de trabalho, com recursos multimídia, notebooks e impressora, foi fundamental para o processo de atendimento ao público-alvo. Durante os atendimentos, identificamos a necessidade de organização e oferta de cursos extensionistas, como cursos de utilização de Canva, edição de trabalhos acadêmicos, oratória para apresentação de trabalhos, e de língua portuguesa como línguas adicionais para acadêmicos indígenas. Além disso, foi destacada a importância de dialogar com outros projetos e programas da própria universidade e de outras que possuam como objetivo auxiliar os alunos com necessidades específicas e atendimento a acadêmicos indígenas. O impacto das ações desenvolvidas pelo projeto pode ser observado na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem dos acadêmicos atendidos, conforme relato de professores e dos próprios acadêmicos. Compreendemos que a monitoria de permanência age como uma rede de apoio aos acadêmicos que dela usufruem. Nesse sentido, o estudo de Souza, Rocha Júnior e Rocha (2020), sugere que uma rede de apoio é fundamental para a permanência dos estudantes no Ensino Superior. Nesse sentido, acreditamos que o projeto cumpriu sua função, principalmente ao possibilitar um atendimento de monitores supervisionados e acompanhados pela pedagoga, a qual mediou diálogos e aproximações entre as necessidades que os acadêmicos traziam para a monitoria e os docentes que propunham as demandas. Outra contribuição consistiu na formação especializada ofertada aos monitores, visando a organização de uma equipe com conhecimento para atender as demandas do público-alvo (BARROS; CRISTOVÃO, 2024). Os resultados obtidos demonstram a eficácia do projeto em atender às necessidades específicas do público-alvo, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem e contribuindo para a permanência estudantil.

Biografia do Autor

Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente do Ensino Superior na UFFS.

Publicado
30-06-2024