MONITORIA NAS ÁREAS DE SEMENTES, EXPERIMENTAÇÃO E FLORICULTURA NO CURSO DE AGRONOMIA

  • Sandra Maria Maziero UFFS
  • Larissa Renata Gaik
Palavras-chave: Ciências agrárias. Ensino. Docência.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é aprimorado com a atividade de monitoria, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal do monitor e prepará-lo para a atividade de docência. Diante disso, o objetivo do presente resumo é apresentar as atividades desenvolvidas na monitoria por componente curricular do curso de Agronomia, da UFFS Campus Erechim, nas áreas de sementes, experimentação agrícola e floricultura. Segundo CARDOSO (2013), no estudo das ciências as aulas práticas se apresentam como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Já no estudo das ciências exatas, a exploração de material concreto também pode auxiliar nisto, uma vez que desenvolve questionamentos (SILVA, 2015). No presente projeto de monitoria, quatro componentes curriculares do curso de Agronomia foram atendidos: Produção e tecnologia de sementes (9ª fase), Secagem e armazenagem de grãos (8ª fase), Estatística experimental (2ª fase) e Floricultura e paisagismo (6ª fase). Para todas as disciplinas as aulas práticas necessitavam de um preparado prévio, seja de material, seja de técnica para obter plântulas ou sementes coloridas por técnica para visualizar as estruturas internas da semente e do embrião. Para as aulas de Estatística experimental foram organizados materiais para montagem de um experimento em laboratório com sementes de trigo. Em Floricultura e paisagismo foram organizados e identificados os substratos mais utilizados na floricultura e vasos de violeta para a confecção de mudas pelo método de estaquia de folhas (SILVA et al., 2006). Em secagem e armazenagem de grãos foram organizadas amostras de feijão, arroz e ervilha para classificação comercial (grupo, classe, tipo, etc.), além de outras amostras para verificar impurezas e danos da alta temperatura de secagem em grãos. Na disciplina de Produção e tecnologia de sementes foram organizadas placas prety com sementes ou embalagem kraft para instalação dos testes de germinação e vigor. Além da organização das bancadas do laboratório com um kit básico para teste em sementes, com papel germitest, pinça, bandeja, embalagem plástica e caixa gerbox (BRASIL, 2009). Também houve o acompanhamento integral das aulas práticas das disciplinas de Secagem e armazenagem e grãos e Produção e tecnologia de sementes (em curso) e leitura de materiais. Como resultados verificou-se um total de 114 alunos atendidos nas 4 disciplinas, sendo: 18 em Secagem e armazenagem de grãos, 37 em Estatística experimental, 24 em Floricultura e paisagismo e 35 em Produção e tecnologia de sementes. Também como resultados tem-se o aprofundamento do conhecimento da monitora nas áreas trabalhadas, melhoria na comunicação e autoconfiança. Além disso, a monitoria demanda tempo, compromisso e responsabilidade em ajudar o docente e discentes a entender o que está sendo explicado durante a aula. A monitora foi uma experiência enriquecedora, oportunizando a prática da docência, mas ao mesmo tempo desafiadora, pois exigiu, principalmente, habilidades e gerenciamento de tempo. Portanto, a monitoria é um processo desafiador, exige adaptabilidade do monitor em relação ao estilo de aprendizado de cada aluno, domínio do conteúdo, bem como a habilidades para resolver problemas e imprevistos.

Publicado
19-05-2024