MONITORIA DE BIOQUÍMICAS E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL VETERINÁRIO BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS
Resumo
Introdução
O estudo da Bioquímica frequentemente é entendido como algo desafiador pelos estudantes. Para um entendimento adequado, existe a necessidade de conhecimentos prévios sobre as substâncias químicas. Nesse cenário, os mapas de conceito desempenham um papel importante, pois permitem a integração dos diversos conceitos. Atualmente, a passagem do conhecimento do professor para os alunos, se modificou, devido ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o aluno participa ativamente no seu processo de aprendizagem, sendo o professor o mediador deste ensino. Esse projeto teve como objetivo auxiliar o aprendizado dos matriculados nas disciplinas de bioquímica e diagnóstico laboratorial.Também possibilita aos monitores a vivência do ensino a fim de estimulá-los para a carreira na docência superior, com a utilização e aplicação de metodologias ativas de ensino, além colaborar em atividades de pesquisa e extensão.
Materiais e métodos
Entre os meses de agosto de 2023 à abril de 2024, foram elaborados estudos dirigidos e roteiros de aula prática para a fixação do conteúdo estudado durante a aula de bioquímica e diagnóstico laboratorial. Para embasar o conhecimento, foram utilizadas fontes como as anotações pessoais, bem como literaturas sobre os assuntos e o conhecimento adquirido na disciplina. Também foi disponibilizado atendimento on-line por meio do aplicativo de mensagem Whatsapp, além do atendimento presencial na sala de monitoria, totalizando 27 atendimentos no período
Resultados
Durante o semestre de 2023.2, foram realizados resumos dos conteúdos e exercícios para revisão, visando à fixação ativa e interativa dos conteúdos abordados. A monitoria foi fundamental para o acompanhamento de perto das aulas práticas de Diagnóstico Laboratorial Veterinário e Bioquímica Básica, destacando-se pela atenção dedicada aos alunos. O incentivo à fixação dos conteúdos de forma ativa também ocorreu através do jogo de tabuleiro Bioquim 4x, com cartas formuladas pelos monitores .Além de auxílio nas aulas prática e plantão de dúvidas com os alunos, os monitores contribuíram para a melhoria técnica ao realizarem os exames bioquímicos dos animais atendidos no programa de extensão da SUHVU. Isso permitiu que os alunos compreendessem um pouco sobre a rotina laboratorial, aspecto fundamental da medicina veterinária. Além disso, as monitoras colaboraram na realização de pesquisas retrospectivas com resultados dos exames bioquímicos e estudos comparativos de metodologias utilizadas em aulas práticas.
Conclusão
O projeto de monitorias contribuíu para o desenvolvimento dos alunos, propiciando maior aprendizado nas áreas envolvidas e foi de grande importância para o andamento dos CCRs, tendo auxiliado a maioria dos acadêmicos envolvidos.