MONITORIA DE ENSINO EM MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

  • Ana Julia Borges Hall UFFS
  • Karina Ramirez Starikoff
Palavras-chave: Monitoria. Ensino. Microbiologia. Inspeção de Produtos de Origem Animal. Medicina Veterinária.

Resumo

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem, que além de auxiliar os estudantes
no aprendizado agrega também na formação do monitor. Durante a monitoria dos
componentes curriculares de Microbiologia Veterinária e Inspeção de Produtos de Origem
Animal foi perceptível a implementação do pensamento pedagógico, evidenciando-se na
produção de recursos, na avaliação e na interação com os alunos. Foram abordadas ideias,
teorias e conceitos que embasam a prática educacional, englobando a reflexão sobre os
processos de ensino e aprendizagem, as dinâmicas entre a professora e os alunos, bem como
os objetivos e métodos empregados. O objetivo do projeto de monitoria se baseou na
inter-relação entre monitor e professor, na qual colaboram para o ensino e aprendizagem dos
estudantes das disciplinas, desenvolvendo materiais de apoio, atividades integrativas,
trabalhos em equipe com debates e reflexões com intuito de impulsioná-los para o futuro
profissional. A monitoria, com foco em metodologias ativas, inovou o aprendizado nos CCRs
através do formato de ensino fora do convencional como: construção de maquetes, aulas
práticas, confecção de fluxogramas e mapas mentais, entre outros. Os alunos foram
protagonistas do processo, construindo conhecimento de forma mais engajada e significativa.
A experiência proporcionou aos monitores uma valiosa iniciação à docência, permitindo
contato direto com os alunos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação
de futuros professores. Diante do exposto, é evidente que a monitoria é uma ferramenta
essencial na formação dos estudantes, porém ainda enfrenta desafios como a carências de
conhecimento prévio dos alunos em assuntos abordados no ensino médio e principalmente
acerca do uso das tecnologias. Para superar tais desafios, sugere-se aprimorar o programa de
monitoria através de capacitação dos monitores para prestar assistência. Além disso, é
interessante a aplicação de avaliações constantes por meio do feedbacks dos estudantes e
monitores, para aplicar melhorias ao projeto. Conclui-se com a análise crítica dos resultados
o potencial da monitoria para aprimorar o ensino-aprendizagem na graduação.

Publicado
20-05-2024