MONITORIA INTERCULTURAL: FOMENTANDO A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS E HAITIANOS NA UFFS/CAMPUS ERECHIM

  • Antonio Valmor de Campos UFFS
Palavras-chave: Interculturalidade. Apoio pedagógico. Inclusão.

Resumo

O projeto de monitoria “Monitoria Intercultural – inserção de povos indígenas e haitianos na UFFS/Campus Erechim” vem sendo desenvolvido a pelo menos 6 anos no campus, articulado com a implementação das vagas específicas nos cursos de graduação pelo PIN (Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas) e Prohaiti (atual Proimigrante – Programa de Acesso e permanência a estudantes Imigrantes). O projeto tem como objetivo principal propiciar uma acolhida solidária e apoio pedagógico que permita a inclusão, a permanência e o progresso acadêmico dos estudantes indígenas e haitianos. Atualmente o projeto atende os cerca de 10 estudantes haitianos com matrícula ativa no campus e um conjunto ainda maior de estudantes indígenas, especialmente oriundos da região norte do país, do estado do Amazonas. A monitoria é desenvolvida no espaço do LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores). Neste espaço os monitores agendam os atendimentos com os estudantes, que podem também acessar computadores para fazer pesquisas e realizar os trabalhos solicitados pelos docentes nas disciplinas, com o auxílio dos monitores. A existência deste espaço de referência tem sido fundamental para o êxito do processo, uma vez que permite uma identificação e apropriação de um espaço universitário de acolhida para estudo e aprendizagem. Com relação ao ensino, destaca-se o baixo índice de evasão dos estudantes atendidos e o bom desempenho acadêmico dos mesmos. As ações efetivas do projeto vão ao encontro de estudos teóricos como Castanho e Freitas (2006, p. 98), sugerem que “Cabe às instituições de ensino superior, instituir políticas de inclusão e demover ações de exclusão, valorizando cada vez mais, ações pautadas no respeito à diversidade, considerando o papel que as mesmas assumem ao longo da história da sociedade”. Os dados obtidos junto à secretaria acadêmica mostram que no semestre 2023-2, a aprovação dentre os alunos que concluíram o semestre e foram atendidos pelos monitores do Projeto foi de 71%. No semestre 2023-1, a média de aprovação foi de 85%, mas cabe destacar que sete dos discentes haitianos tiveram 100% de aprovação nos componentes curriculares cursados. No que tange à consolidação das políticas institucionais da UFFS com estes públicos, destacamos o papel central deste projeto de monitoria no Campus Erechim, cujos dados demonstram o relativo sucesso das mesmas, seja pelo aspecto do ingresso e especialmente pela permanência. E mais do que isso, a monitoria com esses públicos possibilita interações linguísticas e culturais das mais variadas, o que amplia a formação dos monitores e torna a relação entre monitor e monitorando uma troca permanente de saberes. Além disso, a monitoria possui fundamental importância no que se refere a aproximação dos monitores com a docência dentro da universidade, demonstrando assim novas possibilidades de atuação. Através do atendimento aos acadêmicos muitas atividades são desenvolvidas com um olhar diferenciado buscando o aprendizado dos alunos, aliado a isso muitas dificuldades são enfrentadas demonstrando a necessidade de estar preparado para as adversidades do caminho formativo.

Publicado
30-06-2024