UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE NAS MONITORIAS DE QUÍMICA
Resumo
A utilização de ferramentas online nas monitorias de química tem demonstrado resultados
positivos, simplificando o conteúdo e motivando os alunos a participarem das aulas. A
monitoria online mostrou vantagens, como contar com um maior número de participantes e
reduzir os custos de deslocamento. A abordagem adotada divide-se em três etapas: ensinar os
alunos a resolver os exercícios passo a passo, revisar os conteúdos e fórmulas necessários para
a resolução, e utilizar ferramentas online, como a Unreal Chemist. Esta ferramenta que mostra
como as reações acontecem dentro do laboratório de química. Além dela, tabelas de química
online auxiliam na compreensão do conteúdo. Na etapa final, a fixação do conteúdo ocorre
transformando perguntas em problemas práticos da área de atuação do aluno, permitindo aplicar
o conhecimento em situações reais. O monitor desempenha um papel crucial ao identificar os
conteúdos que causam dificuldades aos alunos, incentivando o estudo e colaborando com o
professor. Assim, por meio das abordagens mencionadas, é possível identificar os possíveis
conteúdos que estão impedindo o aluno de entender e resolver o exercício, fazendo com que
muitas vezes o aluno desista da matéria ou a não a compreenda de forma clara. Estudos mostram
que a ansiedade, desmotivação e estresse prejudicam a produtividade e o desempenho
acadêmico. Por isso, é essencial utilizar métodos e ferramentas que facilitem o estudo e reduzam
essas emoções negativas. Dessa forma, os alunos são encorajados a buscar conhecimento sobre
a química e compartilhar com seus colegas de modo que os mesmos compareçam à monitoria.
O processo de comunicação entre os colegas de sala e um estudante que já cursou a disciplina
requer a reconstrução do conhecimento, que é uma maneira particularmente eficaz de aumentar
o domínio do conteúdo, uma vez que os alunos se sentem à vontade para perguntar ao seu colega
tutor sobre fraquezas em sua compreensão. Isso se reflete no feedback positivo dos alunos sobre
a monitoria. Apesar dos feedbacks positivos e do formato de ensino eficaz, a monitoria de
química ainda necessita de ajustes e maior divulgação para que cada vez mais alunos possam
passar na matéria, entender o conteúdo e frequentar as aulas.