MONITORIA EM GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS

  • julia toebe zen universidade federal da fronteira sul
  • rosangela oro brocardo
Palavras-chave: monitoria, escrita, gêneros textuais acadêmicos

Resumo

A monitoria em gêneros textuais acadêmicos tem por objetivo auxiliar os alunos do período diurno no processo de interpretação e produção de textos no ambiente universitário. Para isso, procura-se considerar a realidade material e sociocultural em que tanto os alunos, quanto suas produções textuais estão inseridos, afinal, cada processo linguístico ocorre dentro de um contexto de vivências diversificadas, que interferem profundamente nas práticas de letramento dos sujeitos. As atividades desenvolvidas na monitoria centram-se no diálogo entre os gêneros textuais, os processos históricos, e as vivências dos estudantes, intencionando o aprimoramento crítico de suas capacidades de leitura e escrita, para além do foco na gramática normativa. Sendo assim, a monitoria é realizada em dois momentos: o primeiro consiste no alinhamento, entre orientadora e monitora, dos conhecimentos, ações e estratégias necessárias para o atendimento do público, em sua maioria matriculados no componente curricular de Produção Textual Acadêmica em diversos cursos do Campus; no segundo momento, desta vez entre monitora e demais alunos, o foco está em atender às demandas dos discentes que procuram por auxílio. Compreende-se que, apesar de cada aluno possuir um histórico particular, a universidade é um espaço que exige formas específicas de produção textual que são imprescindíveis para a formação de profissionais capacitados. Portanto, a relação ensino-aprendizagem desenvolvida pela monitoria possui um impacto significativo no que se refere aos conhecimentos produzidos por meio dela, no fortalecimento das habilidades de interpretação e produção textual dos que dela se beneficiam, além de promover a permanência dos estudantes na universidade.

Publicado
30-06-2024