MONITORIA NAS DISCIPLINAS BIOQUÍMICA E GENÉTICA & EVOLUÇÃO PARA O CURSO DE AGRONOMIA - CHAPECÓ

MONITORIA EM BIOQUÍMICA E GENÉTICA & EVOLUÇÃO PARA AGRONOMIA

  • Samuel Mariano-da-Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • GABRIEL PALUDO
  • NELDO ADRIANO PIPPER SCHULER
Palavras-chave: experiência docente, genética, bioquímica

Resumo

A monitoria compreende uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. (Frison, 2016). O presente resumo procura descrever as experiências vividas por dois discentes que atuaram como monitores remunerados junto às disciplinas Bioquímica e Genética & Evolução de 14/08/2023 até o presente momento. Ambas as disciplinas são ministradas para o curso de Agronomia – Chapecó, UFFS, possuem carga horária de 4 e 3 créditos respectivamente e um encontro semanal cada. As aulas possuem caráter teórico prático, com resolução e correção de exercícios e provas em sala de aula, além da leitura e interpretação de trabalhos diversificados de aplicação do conteúdo. O presente projeto objetivou desenvolver no ambiente acadêmico o aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, construir uma cultura de cooperação dentro do espaço acadêmico, por meio de mudanças de atitudes e conscientização da importância do aprender a conviver e proporcionar aos estudantes do Curso de Agronomia ações que possam contribuir para o seu pleno desenvolvimento acadêmico. Durante o período, os monitores estiveram disponíveis, no turno oposto ao das aulas, para manter dois encontros semanais com os colegas que cursavam as disciplinas. Nestes encontros eram sanadas dúvidas, e sempre que necessário o assunto da aula era reexplicado, em uma linguagem mais próxima da dos colegas. Os alunos monitores também coletaram, junto aos colegas, informações sobre as dificuldades que estes tinham em comum. Semanalmente, os alunos monitores levavam estas informações para as reuniões com o professor orientador, tratando também dos avanços, dificuldades e desafios da prática com os colegas, durante o exercício da monitoria. A monitoria contou com um intenso movimento de alunos, sendo que os monitores relataram uma parcela considerável dos colegas com dificuldades de aprendizagem, concentração, leitura e escrita. No entanto, pode-se perceber que não só o professor transmitiu conhecimento e instigou a pensar, mas também os estudantes e os monitores aprenderam juntos, sistematizando diferentes pontos de vista. Foi possível observar ainda que a monitoria acadêmica é um passo importante na vida de um estudante universitário, sendo uma experiência necessária àqueles que almejam seguir a carreira acadêmica, pois serve de base para a construção da identidade de educador do aluno-monitor. O professor orientador e os monitores concluíram que, ao contrário do que se poderia pensar, a monitoria não é uma modalidade de ensino fácil; sendo uma prática exigente, que requer acompanhamento e cuidado constantes.

Publicado
25-05-2024