OS DESAFIOS NA METODOLOGIA DE ENSINO DA GENÉTICA MENDELIANA E MOLECULAR ENTRE OS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- CERRO LARGO
Resumo
RESUMO
As dificuldades que os conteúdos científicos levantam decorrem, frequentemente, da própria
natureza desses conceitos, como é, por exemplo, o caso dos conceitos de DNA, os quais
escapam a um acesso sensorial direto dos alunos, ou seja, às suas experiências quotidianas. Para
além disso, a informação que os alunos já possuem acerca destes conceitos pode interferir no
processo de construção de significados, causando distorção ou compartimentação do novo
conhecimento. Diversos estudos têm, de fato, mostrado que a genética e áreas afins são temas
considerados difíceis de aprender (WOOD-ROBINSON et al., 2000), mesmo para aqueles
alunos que finalizam com sucesso o ensino médio e passam nos exames de acesso a cursos de
biologia. A monitoria é um instrumento valioso no processo ensino-aprendizagem, tanto do
aluno que busca ajuda, como do monitor que presta auxílio. Ela é entendida como instrumento
para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e
experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração
curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua
entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico didáticas
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ISSN XXXX-XXXX(FRISON et al, 2010; LINS, 2009). Neste contexto, o presente projeto de monitoria visou
amparar as eventuais dificuldades apresentadas pelos discentes nos CCRs Genética e Biologia
Molecular. A monitoria foi oferecida semanalmente com data e hora marcados com os
monitores bolsista e voluntários. Durante o período do CCR o professor fornecia listas de
exercícios a fim de ajudar no processo de aprendizagem. Nos nossos encontros, os monitores
relatavam as dificuldades que os discentes apresentavam. Dentre todas pontuadas, a mais
frequente foi a falta de habilidade na interpretação dos textos que expunham os problemas de
genética. Apesar de terem conhecimento de como resolvê-los, não conseguiam entender o que
o problema pedia. Os estudos mais recentes envolvendo a leitura demonstram que a maioria
dos estudantes brasileiros apresenta dificuldade de expressão oral e escrita e são praticamente
incapazes de dar sentidos aos textos. Vivem em um mundo quase sem palavras, esvaziados de
ideias, e com isso perdem a capacidade de pensar (TOURINHO, 2011). Esse foi o maior
empecilho de aprendizagem no CCR Genética Básica. No CCR Biologia Molecular o maior
desafio foi a habilidade de abstração. O aluno apresenta barreira, que dificulta associar um
conceito e/ou um evento e transformá-lo em uma imagem tridimensional em seu cérebro
(BAHAR, 1999). O conteúdo desse CCR abrange conceitos moleculares, sem possiblidade do
uso do microscópio, dessa forma nos restam figuras, imagens e vídeos para entendimento.
Logo, o aluno da geração de menos leitura, menos fantasia e mais informação concreta via
mídia, apresenta muita dificuldade na aprendizagem desses CCRs. Testes realizados a alunos
universitários após o estudo de tópicos de genética têm, com efeito, evidenciado que aqueles
nem sempre conseguem estabelecer as associações que os professores esperariam (BAHAR et
al.,1999). Desta forma, a monitoria tem sido um apoio significativo para os acadêmicos que
cursam Ciências Biológicas-Licenciatura.
Palavras-chave: Interpretação; Abstração; Ensino de Genética.
Referências
BAHAR, M., JOHNSTONE, A. H. e HANSELL, M. H. Revisiting learning difficulties in
biology. Journal of Biological Education, Vol. 33(2), pp. 84-86, 1999.
FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. As Práticas de Monitoria como Possibilitadoras dos
Processos de Autorregulação das Aprendizagens. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2,
p.144-158, ago/dez. 2010.
LINS, L.F.; FERREIRA, L.M.C.; FERRAZ, L.V.; CARVALHO, S.S.G. A importância da
monitoria na formação do monitor. Disponível em: www.eventosufrpe.com.br/jepex. 2009.
Acesso 24/04/2023.