OS DESAFIOS NA METODOLOGIA DE ENSINO DA GENÉTICA MENDELIANA E MOLECULAR ENTRE OS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- CERRO LARGO

  • Janaíta da Rocha Golin UFFS

Resumo

RESUMO

As dificuldades que os conteúdos científicos levantam decorrem, frequentemente, da própria

natureza desses conceitos, como é, por exemplo, o caso dos conceitos de DNA, os quais

escapam a um acesso sensorial direto dos alunos, ou seja, às suas experiências quotidianas. Para

além disso, a informação que os alunos já possuem acerca destes conceitos pode interferir no

processo de construção de significados, causando distorção ou compartimentação do novo

conhecimento. Diversos estudos têm, de fato, mostrado que a genética e áreas afins são temas

considerados difíceis de aprender (WOOD-ROBINSON et al., 2000), mesmo para aqueles

alunos que finalizam com sucesso o ensino médio e passam nos exames de acesso a cursos de

biologia. A monitoria é um instrumento valioso no processo ensino-aprendizagem, tanto do

aluno que busca ajuda, como do monitor que presta auxílio. Ela é entendida como instrumento

para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e

experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração

curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua

entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico didáticas

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ISSN XXXX-XXXX(FRISON et al, 2010; LINS, 2009). Neste contexto, o presente projeto de monitoria visou

amparar as eventuais dificuldades apresentadas pelos discentes nos CCRs Genética e Biologia

Molecular. A monitoria foi oferecida semanalmente com data e hora marcados com os

monitores bolsista e voluntários. Durante o período do CCR o professor fornecia listas de

exercícios a fim de ajudar no processo de aprendizagem. Nos nossos encontros, os monitores

relatavam as dificuldades que os discentes apresentavam. Dentre todas pontuadas, a mais

frequente foi a falta de habilidade na interpretação dos textos que expunham os problemas de

genética. Apesar de terem conhecimento de como resolvê-los, não conseguiam entender o que

o problema pedia. Os estudos mais recentes envolvendo a leitura demonstram que a maioria

dos estudantes brasileiros apresenta dificuldade de expressão oral e escrita e são praticamente

incapazes de dar sentidos aos textos. Vivem em um mundo quase sem palavras, esvaziados de

ideias, e com isso perdem a capacidade de pensar (TOURINHO, 2011). Esse foi o maior

empecilho de aprendizagem no CCR Genética Básica. No CCR Biologia Molecular o maior

desafio foi a habilidade de abstração. O aluno apresenta barreira, que dificulta associar um

conceito e/ou um evento e transformá-lo em uma imagem tridimensional em seu cérebro

(BAHAR, 1999). O conteúdo desse CCR abrange conceitos moleculares, sem possiblidade do

uso do microscópio, dessa forma nos restam figuras, imagens e vídeos para entendimento.

Logo, o aluno da geração de menos leitura, menos fantasia e mais informação concreta via

mídia, apresenta muita dificuldade na aprendizagem desses CCRs. Testes realizados a alunos

universitários após o estudo de tópicos de genética têm, com efeito, evidenciado que aqueles

nem sempre conseguem estabelecer as associações que os professores esperariam (BAHAR et

al.,1999). Desta forma, a monitoria tem sido um apoio significativo para os acadêmicos que

cursam Ciências Biológicas-Licenciatura.

Palavras-chave: Interpretação; Abstração; Ensino de Genética.

Referências

BAHAR, M., JOHNSTONE, A. H. e HANSELL, M. H. Revisiting learning difficulties in

biology. Journal of Biological Education, Vol. 33(2), pp. 84-86, 1999.

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. As Práticas de Monitoria como Possibilitadoras dos

Processos de Autorregulação das Aprendizagens. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2,

p.144-158, ago/dez. 2010.

LINS, L.F.; FERREIRA, L.M.C.; FERRAZ, L.V.; CARVALHO, S.S.G. A importância da

monitoria na formação do monitor. Disponível em: www.eventosufrpe.com.br/jepex. 2009.

Acesso 24/04/2023.

 

Publicado
23-07-2024