MONITORIAS DE QUÍMICA NA ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA: NOVOS OLHARES
Resumo
A monitoria de Química no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária abrangeu os
componentes curriculares de Química Geral/Inorgânica, Química Orgânica e Química
Analítica e Instrumental. As atividades ocorreram em diferentes espaços didáticos, como no
caso em laboratórios do campus Cerro Largo da UFFS, sempre de acordo com a
disponibilidade dos mesmos. Houve, concomitantemente e sem prejuízos para os estudantes
de Engenharia Ambiental e Sanitária, a participação de estudantes de outros cursos, como
Agronomia, uma vez que componentes curriculares como a Química Geral possuem
ementário e abordagens semelhantes com a Engenharia. Conforme se verifica no respectivo
projeto vinculado a esse trabalho, os objetivos de despertar nos acadêmicos monitores a
percepção sobre o desenvolvimento de atividades de iniciação à docência, de proporcionar
melhoras no processo de ensino-aprendizagem na área de Química básica e de contribuir
positivamente nos índices de aprovação e diminuição da evasão nos componentes
curriculares, observa-se que esses foram sendo cumpridos à medida que se desenvolveram as
atividades de monitoria. Segundo Amorim e colaboradores (2016), um número alto de
desistências se dá nas fases iniciais dos cursos, especialmente de ciências exatas, e muitas
vezes a Química está relacionada a tais indicadores, a qual contribui também devido a
deficiência de conteúdos prévios do ensino básico, além de questões sociais que envolvem
ordem econômica e pessoal, dentre outras. Frison (2016) afirma o caráter positivo das
monitorias com base em resultados desses projetos em Instituições de Ensino Superior e
define tais atividades como formas alternativas de trabalho que contribuem para estímulos na
aprendizagem. A mesma autora defende que a parceria no ensino, desenvolvida entre
monitores, alunos e professores, torna mais efetiva a aquisição de conhecimentos por parte
dos estudantes de modo geral (com relação aos monitores, ela relata haver melhoras
cognitivas por meio da “autorregulação”, que pode ser entendida como a capacidade de
autonomia, de planejamento e de execução dos processos de ensino). Na realização dessa
monitoria, itens como quadro branco, vidrarias e recursos digitais, como páginas de busca,
além de sites acadêmicos e materiais como cubos e esferas de isopor (para demonstrar
relações das celas unitárias) funcionam como suporte para as explicações. A participação dos
alunos, em termos numéricos, costuma ser maior próximo das avaliações, para resolução de
exercícios. De modo geral, há um ganho significativo para todos os envolvidos no projeto de
monitoria, uma vez que os professores tem a possibilidade de atender e fazer o conhecimento
chegar aos alunos de maneira mais eficaz, e podem contar com mais um elo de ligação entre
os discentes, representado pela pessoa do monitor. Com a participação de alunos da
Agronomia, mais estudantes puderam ser beneficiados pela possibilidade de sanarem suas
dúvidas não só com os professores das disciplinas, mas também com os monitores. O foco
maior das atividades desenvolvidas é a resolução de listas de exercícios e a preparação para as
avaliações. Portanto, por meio dos resultados positivos nas avaliações, conclui-se que o
processo de ensino-aprendizagem dos discentes envolvidos foi positivamente impactado pelo
presente projeto de monitoria.