CIRANDA INFATIL E O ESPAÇO DE ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS E DAS MÃES NA UNIVERSIDADE
Resumo
A Ciranda Infantil foi criada a partir das mulheres camponesas que faziam parte do Movimento Sem Terra ( MST) em 1996, levando esse nome por conta de ter a concepção de resgatar a cultura popular dos círculos, das rodas, das festas populares, se associando a construção dos círculos de Cultura de Paulo Freire e aos Círculos Infantis da Educação de Cuba. Sendo um espaço para as crianças de 0 a 6 anos de idade ficarem enquanto suas mães estudam ou participam de pautas de lutas.
Nesse espaço as crianças recebe cuidados básicos, alimentação, sono, segurança e afeto. Os principais objetivos da Ciranda como espaço educativo é desenvolver atividades de acordo com a vivência das crianças que ali fazem parte, responsável por conectar por meio lúdico atividades baseadas na realidade do coletivo e individual de forma significante, contribuindo na socialização de conhecimentos e na construção de novos saberes, favorecendo na identidade dos pequenos sujeitos.
Na Universidade esse projeto vem acontecendo por volta de três anos, atendendo crianças dos pais que fazem parte do Curso Licenciatura em Educação no Campo: Ciências Sociais e Humanas, contando com três monitoras que atendem cerca de seis crianças. Dentre as atividades desenvolvidas estão oficinas de formação sobre: a Ciranda Infantil; as políticas nacionais e locais de Educação Infantil e seus impactos; as contribuições à Educação Infantil advindas das ciências sociais e humanas; as relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil; desenvolvimento de brinquedos e brincadeiras relacionadas ao cotidiano da Educação Infantil a partir do brincar; a brincadeira na infância, o brincar como forma própria de a criança significar e apreender o mundo;
O atendimento ocorre em espaço improvisado de sala de aula, com materiais arrecadados por professores e acadêmicos. Os brinquedos e as brincadeiras que são mais realizados são: a brincadeira de “faz de conta” proporcionando a criança o desenvolvimento cognitivo, onde a criança aprende a exercitar sua imaginação, a capacidade de planejar e de resolver problemas, outra atividade é a dança e a música que auxilia na coordenação motora, flexibilidade, consciência corporal, onde eles aprendem seus sentidos e noções de espaço, também é organizado uma rotina, separada em três eixos: alimentação, hora do sono e de brincar.