ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO PEDAGÓGICO:

CATEGORIA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO CIENTISTA

  • Layza Fernanda Martins Gaspar UFFS

Resumo

Este trabalho tem como objeto os estudos e as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto de Monitoria de Organização de Trabalho Pedagógico na Educação Básica da Rede Pública: um mapa educacional dos 20 municípios da Região de Cantuquiriguaçu,, do curso de Pedagogia, realizados entre 2020 a 2024, no Campus de Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, com finalidade de apoio didático-pedagógico à formação acadêmica de excelência dos alunos do curso. Toma como fonte a análise teórica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação aos componentes relacionados à prática, correspondendo a 420 horas, de um total de 3.255, do curso, a serem realizadas em 4 anos. 

A construção do trabalho decorre das atividades de monitoria, orientada no apoio didático aos docentes e aos discentes do curso. Parte da concepção teórica do PPC do curso, cujos fundamentos estão assentados na pedagogia histórico-crítica, a qual concebe o trabalho como

princípio educativo, compreendido enquanto práxis na sustentação da formação da pedagogia científica. A práxis associa, por sua vez, à politecnia como domínio das ciências que orientam a prática social , produtiva, materialista histórico- dialética e ação educativa.

Justifica o seu desenvolvimento na medida em que a pedagogia científica se coloca na contramão das pedagogias liberais, de cunho pragmatista, concebidas à luz do tecnicismo alienador, negando, na essência, a formação científica do pedagogo.

A realização do projeto tem por objetivos, apoiar as práticas de ensino e aprendizagem relacionando teoria e prática (práxis), de modo a colocar o acadêmico do curso, desde a Primeira Fase, em contacto com a educação e com a escola, sob a análise e compreensão da organização do trabalho pedagógico (OTP).

A metodologia compreendeu a análise dos 17 componentes curriculares que envolvem a prática pedagógica, sendo dessas 6 compondo o campo das OTP, a saber na Primeira Fase  OTP: Extensão Escolar;  na Segunda Fase OTP: Educação Infantil, na Terceira Fase OTP: Ensino Fundamental / 1° ano ao 5° ano,  Quarta Fase OTP: Magistério para formação de professores no Ensino Médio /OTP: Educação de Jovens e Adultos e na Sétima Fase OTP: Educação não formal e profissional. 

Além da análise das ementas e da metodologia dos referidos componentes de OTP, o projeto de Monitoria buscou caracterizar as principais instituições como campo de atuação e desenvolvimento dessas práticas na formação do pedagogo nos 20 municípios do território Cantuquiriguaçu.

 

Publicado
07-07-2024