A UTILIZAÇÃO DE OFICINAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ESTUDO DA BOTÂNICA

  • Cherlei Marcia Coan Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • yugo Melo Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Michele Wendt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lavinya Monfron Guerra Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de botânica. Plantas. Herbário.

Resumo

O processo de herborização envolve a coleta de partes de plantas, sua secagem para que conserve da melhor maneira possível seus órgãos, sendo o material final usado para o estudo da botânica. Essa coleção de plantas secas é chamada de herbário. Na UFFS campus Erechim temos um herbário didático organizado em pastas pelas famílias das plantas em ordem alfabética, sendo descritos gêneros e espécies dentro delas. O objetivo deste trabalho é apresentar a atividade desenvolvida durante a monitoria com oficinas de herborização que visam despertar os acadêmicos de diferentes cursos para a importância do estudo da botânica com foco nas espécies arbóreas presentes no campus universitário da UFFS. Durante a oficina as turmas eram recebidas no espaço do herbário, onde o laboratório era apresentado, assim como os argumentos acerca da importância de ter um acervo de plantas secas. Em seguida, era explorado o material vegetal fresco que havia sido coletado para a oficina e se realizava uma demonstração acerca da montagem de exsicatas. Durante a oficina era dialogado sobre a coleta, secagem, montagem das exsicatas e preenchimento das fichas de identificação. Os participantes foram convidados a montar uma exsicata com material já previamente prensado e seco. Em seguida, com as exsicatas prontas foi realizada a catalogação e incorporação das mesmas no acervo para que os acadêmicos acompanhassem todas as etapas. Percebemos que como resultado os participantes tiverem a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre botânica, despertar para a observação de espécies de plantas arbóreas presentes no campus, e aprender sobre a técnica de herborização. Todos os estudantes que passaram pelo herbário saíram sabendo não apenas o que era uma exsicata, mas como realizar sua montagem. É notória a necessidade de estreitar ainda mais os laços com os discentes e mais do que isso, encanta-los em relação ao vasto mundo das plantas.

Publicado
18-05-2024