A MONITORIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE AQUICULTURA DA UFFS

  • Maude Regina de Borba Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Nicolas Antonio Teixeira de Paula UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
Palavras-chave: Monitoria Acadêmica;, Ensino Superior, Aprendizado

Resumo

A monitoria pode ser compreendida como uma estratégia de apoio ao ensino, que envolve estudantes mais avançados em seus programas acadêmicos auxiliando na instrução de seus colegas de curso. Nesse cenário, os monitores desempenham papel crucial ao oferecerem suporte adicional, respondendo dúvidas e contribuindo para o aprimoramento do aprendizado dos demais alunos (Frison; Moraes, 2010). A monitoria no ensino superior vai além da obtenção de um título acadêmico, ela se manifesta tanto no enriquecimento intelectual pessoal do monitor, quanto na contribuição oferecida aos alunos que estão sendo monitorados, cabendo também destacar a importância da interação interpessoal na troca de conhecimentos entre o professor da disciplina e o aluno monitor (Matoso, 2014). Autonomia, iniciativa, planejamento e organização, são características essenciais vivenciadas na monitoria, exigindo do discente responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem, não sendo possível participar da monitoria sem adotar os motivos e meios que levam ao aprendizado de forma consciente e comprometida (Frison; Moraes, 2010). Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias que vêm sendo realizadas para chamar a atenção dos alunos e atraí-los para a monitoria por curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, que compreende 4 componentes curriculares (CCRs) de domínio específico: Aquicultura Geral I, Aquicultura Geral II, Nutrição em Aquicultura e Maricultura. Para tanto, um dos aspectos importantes é procurar entender o público-alvo e, assim, traçar estratégias que visem aumentar o interesse do discente. Neste cenário, procura-se realizar atividades interativas que chamem mais a atenção, como grupos de estudo que auxiliem diretamente no aprendizado, bem como realização de gincanas com premiações, em que o monitor formula diversos questionamentos referentes às disciplinas e os alunos que forem respondendo corretamente ganham prêmios, tais como doces, procurando sempre descontrair e evitar os aspectos que remetam a um estudo tedioso. Outra ação que tem mostrado resultados positivos é a disponibilidade do aluno monitor, sendo importante estabelecer mais de um horário de atendimento por semana, em local adequado e com materiais disponíveis, bem como outros meios de comunicação, como WhatsApp e Google Meet, trazendo mais possibilidades de atendimento e esclarecimento de dúvidas pontuais. A divulgação constante da monitoria também é importante para que os alunos se recordem dessa ferramenta de estudo em todo semestre e não somente em semanas de avaliações. A atuação do acadêmico monitor também foi relevante na organização dos espaços para divulgação do curso e apresentação do Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos aos visitantes externos em atividades de interação com a comunidade, como o UFFS de Portas Abertas. Adicionalmente às atividades supracitadas, cabe destacar que o acadêmico monitor atuou como voluntário em projetos de pesquisa e extensão orientados pela docente coordenadora. Diante do exposto, é possível concordar com Vicenzi e colaboradores (2016), os quais mencionam que a monitora instiga o aluno a buscar maior conhecimento relacionado ao seu curso e área de atuação, representando um grande passo em direção à docência e à prática de investigação científica. Finalmente, salienta-se a importância do programa de monitoria na trajetória acadêmica do aluno monitor, bem como dos discentes que a utilizam como ferramenta auxiliar de estudos para maior compreensão e aproveitamento dos CCRs. Entretanto, é necessário estar em constante melhoria, buscando formas de tornar a monitoria um espaço de estudos agradável, ao qual os alunos estejam sempre recorrendo.

Biografia do Autor

Maude Regina de Borba, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Graduada em Agronomia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Aquicultura. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de aquicultura, com ênfase em nutrição e alimentação de organismos aquáticos de interesse aquícola. Desde agosto de 2010 é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul-PR, atuando junto aos cursos de Eng. de Aquicultura e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ministrando aulas e orientando alunos de graduação e pós-graduação.

Publicado
20-05-2024