CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO CURSO DE NUTRIÇÃO:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A monitoria acadêmica é uma prática educativa que busca melhorar o processo de ensino-aprendizagem, beneficiando tanto os alunos monitores quanto os discentes que recebem apoio. Segundo Santos e Batista (2015), essa atividade visa auxiliar os estudantes na compreensão e produção do conhecimento. A UFFS trabalha com três categorias de monitorias sendo uma delas, a monitoria por curso. Assim, este resumo tem como objetivo relatar atividades realizadas com o apoio do projeto de monitoria por curso, intitulado “Inserção do Aluno do Curso de Nutrição nas Atividades da Docência: consolidação do Processo de Ensino e Aprendizagem” do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza. O projeto tem como objetivo geral “Promover a inserção do monitor nas atividades da docência, vinculadas ao curso de Nutrição e de acordo com o perfil de formação”. Nesse sentido, as principais atividades desenvolvidas tiveram o instituto de aperfeiçoar a comunicação da coordenação do curso com o corpo discente, por meio de informações de interesses do mesmo. Foram desenvolvidas diversas atividades, e as listadas aqui foram realizadas no período de dezembro de 2023 a abril de 2024, são elas: apoio na realização da VIII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Nutrição em 2023, que garantiu que o melhor andamento das atividades; planejamento e execução de atividades relacionadas à nova estrutura curricular do curso, como a apresentação de itens relacionados ao novo PPC do curso; elaboração de materiais informativos, como cards sobre a Clínica Escola de Nutrição e projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso, incentivando o engajamento dos alunos nessas atividades extracurriculares; divulgação de informações sobre a alteração do turno do curso e detalhes do novo projeto pedagógico do curso, garantindo que todos os alunos estivessem cientes das mudanças e pudessem se adaptar adequadamente; apoio na recepção aos calouros por meio de informações e esclarecimentos sobre a matrícula, a UFFS e a cidade; apresentação dos novos docentes que integraram o corpo docente do curso de Nutrição, através de cards com informações e curiosidades sobre os mesmos e; elaboração do projeto e assistência na organização da X Jornada Acadêmica do Curso de Nutrição de 2024, planejando atividades que promovessem a integração e o aprendizado dos alunos durante o evento. Ao longo das diversas atividades desempenhadas, foi possível para a discente adquirir uma ampla gama de conhecimentos, desde habilidades organizacionais e de comunicação até competências de planejamento e coordenação de eventos acadêmicos, aperfeiçoando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a interação com colegas, técnicos administrativos e docentes permitiu uma compreensão mais profunda do ambiente acadêmico e das dinâmicas educacionais. Portanto, pode-se concluir que a prática da monitoria não se restringe apenas ao âmbito acadêmico, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e pessoal do aluno.