"GESTÃO E GERENCIAMENTO EM SAÚDE E ENFERMAGEM" E "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO" I E II: ARTICULANDO AS CINCO DIMENSÕES QUE PAVIMENTAM A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS(AS) PARA O SUS”

Palavras-chave: Cinco dimensões, Enfermagem, Estágio Curricular Supervisionado, Formação por competências, Gestão e Gerenciamento

Resumo

Contextualização: Os projetos de monitoria se consolidam como estratégias ativas, críticas e reflexivas de ensino, adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na busca de promover a autonomia dos estudantes em seu processo de aprendizado e a qualificação/aprimoramento de competências teóricas, práticas ou clínicas (Silva et al., 2021). Este modelo pedagógico proporciona uma oportunidade prática e colaborativa para o fortalecimento dos conhecimentos teóricos e apoio às demandas práticas que envolvem a inserção do estudante nos cenários teóricos e práticos, e no caso dos cursos da área de saúde, uma melhor integração ensino-serviço-comunidade. Objetivos: Relatar e refletir sobre a importância do projeto de monitoria intitulado "Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem" e "Estágio Curricular Supervisionado" I e II: articulando as cinco dimensões que pavimentam a formação de Enfermeiros(as) para o SUS”, na construção dialógica de competências gerenciais à luz das cinco dimensões para formação de Enfermeiros(as) de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS). Aporte teórico: Os pressupostos teórico-epistemológicos dessa proposta se ancoram na pedagogia crítica, no paradigma da problematização, e nos círculos de cultura do Educador Pernambucano Paulo Freire (Freire, 2015; Freire, 2016). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas pelo projeto de monitoria "Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem" (8a fase) e "Estágio Curricular Supervisionado" I (9a fase) e II (10a fase). Resultados: As intervenções realizadas compreenderam apoio às demandas gerenciais do estágio, que emergiram durante a inserção prática (Marchioro et al, 2017). Para atender aos objetivos/necessidades identificadas, as integrantes do projeto dividiram-se para executar quatro principais atribuições: prestar apoio às Unidades Básicas de Saúde em virtude da situação de epidemia de dengue local, auxiliar na elaboração da Semana Acadêmica de Enfermagem da UFFS, promover revisões teóricas sobre aspectos de saúde pública a turmas iniciais, e ainda, oportunizar momentos de tutoria/auxílio aos estudantes/docentes vinculados aos CCRs. Além disso, devido a amplitude dos conceitos trabalhados nos CCRs gerenciais do curso, as atividades da monitoria também foram ampliadas/possibilitadas para o CCR "A Enfermagem no Contexto da Saúde Coletiva", da 1a fase do novo Projeto Pedagógico do Curso. A monitoria se caracterizou como um recurso acadêmico que possibilitou maior integração entre ensino e aprendizagem, bem como entre teoria e prática, de uma forma mais crítica e reflexiva para todos os envolvidos, assim como evidenciado por Silva et al. (2021), pois ao mesmo tempo que os monitores buscaram capacitação para atender as demandas que surgem dos CCRs vinculados, estavam se qualificando enquanto acadêmicos que desenvolvem atribuições de âmbito gerencial, criativo, comunicativo, reflexivo e didático. Considerações finais: Essa monitoria contribuiu para o aprimoramento acadêmico, qualificação das ações desenvolvidas nos CCRs, e fortalecimento de vínculos entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Especificamente para o curso de Enfermagem, majoritariamente conteudista e tecnicista, esse projeto contribuiu para superar a lógica de monitoria vinculada apenas à técnicas e procedimentos semiológicos e clínicos, ampliando a visão nos envolvidos do processo de ensinar e aprender como relacional, para além das questões físicas e biológicas.

Publicado
16-05-2024