MONITORIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Denise Cargnelutti
  • Marieli Nandra Perkuhn UFFS
  • Guilherme Cabral Wancura
Palavras-chave: Monitoria de ensino. Prática. Ensino-aprendizagem. Iniciação a docência.

Resumo

O Projeto de Monitoria de Ensino do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Erechim, teve por objetivo contribuir com o ensino-aprendizagem dos discentes nas disciplinas básicas deste curso, visando diminuir a retenção e evasão estudantil, além de iniciar os monitores à docência no ensino superior. A monitoria acadêmica  se caracteriza como uma uma ferramenta de impulsionamento à autonomia no aprender e ensinar,  por meio de trocas mútuas de conhecimento e experiências entre discentes, sob a orientação do docente responsável pelo projeto. Durante a vigência da monitoria (2° semestre de 2023 e 1° semestre de 2024), diversas atividades foram realizadas, como a recepção de turmas do ensino médio em visita às instalações da universidade durante o evento “UFFS Portas Abertas”. Neste evento os monitores receberam as turmas no laboratório de Microscopia, apresentando materiais biológicos em microscópios e estereomicroscópios, iniciando, assim, os visitantes às aulas práticas de alguns cursos do campus e os instigando à iniciar sua vida acadêmica na UFFS ou em outra instituição pública de ensino superior. Também houve auxílio às atividades de pesquisa realizadas no Laboratório de Entomologia e Bioquímica, como a limpeza de utensílios, preparação de reagentes e contribuição com a instalação e análise de experimentos realizados pelos bolsistas de pesquisa. Durante o componente curricular de Biologia Celular, os discentes da turma puderam dispor de monitoria para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos, e também para facilitar o manuseio dos microscópios e materiais biológicos durante as aulas práticas. Um questionário para avaliar o impacto da monitoria na aprendizagem dos matriculados neste CCR foi elaborado e será aplicado ao final do semestre letivo, com vistas a avaliar os desafios e aperfeiçoar os pontos positivos percebidos pelos discentes contemplados neste projeto. A monitoria pôde contribuir para  a divulgação do curso de Ciências Biológicas e dos demais cursos do campus Erechim nos eventos com visitação da comunidade externa. Os discentes que usufruíram do auxílio teórico e prático dos monitores puderam fixar os conteúdos e melhorar sua capacidade de execução de aulas práticas envolvendo microscopia e citologia. Os monitores do projeto ampliaram seu conhecimento de práticas laboratoriais , além de se familiarizar com a docência e pesquisa no ensino superior, aumentando as expectativas de seguir a carreira acadêmica após a conclusão do curso de graduação.

Publicado
18-05-2024