HORTICULTURA EM AÇÃO

  • Roberto fachi leite Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudia Simone Madruga Lima
Palavras-chave: Aula prática. Hortaliças. Frutas.

Resumo

O projeto de monitoria proporciona ao monitor a experiência de iniciação à docência e também a aproximação dos discentes com a docente, atuando como intermediário. A monitoria, que possui projeto intitulado de Horticultura em Ação, contempla disciplinas do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, sendo os componentes curriculares obrigatórios de olericultura e fruticultura, e a optativa de tópicos especiais em fruticultura. Esses componentes curriculares apresentam características em comum, como atividades práticas a campo e no laboratório. Sendo assim, o objetivo do projeto de horticultura em ação é auxiliar os acadêmicos do curso de Agronomia em todos aspectos relacionados as disciplinas de fruticultura e olericultura. As atividades realizadas pelo monitor foram: preparo de materiais utilizados em aula práticas e teóricas; acompanhamento da docente nas aulas práticas para auxiliar os discentes nas atividades realizadas; participação e elaboração de relatórios de visitas técnicas; ministração de oficinas de enxertia/estaquia em eventos externos e internos da universidade; atendimento aos alunos em horários semanais com esclarecimento de dúvidas nos exercícios teóricos, dias de campo e outras informações relacionadas às disciplinas; apoio na realização de provas práticas; anotações de materiais emprestados aos alunos para serem realizadas outras atividades. Por serem disciplinas que englobam diversas áreas do conhecimento agronômico, surgem diversas dúvidas e necessidades por parte dos alunos, assim a monitoria ajuda os alunos com esses problemas e consegue esclarecê-los. Portanto, o projeto de horticultura em ação se mostra de suma importância tanto para a docente quanto para os discentes, já que é através dele que parte das dúvidas são sanadas e materiais são preparados durante o semestre a fim de se proporcionar a melhor formação aos acadêmicos.

Publicado
11-07-2024