A PARTICIPAÇÃO E O IMPACTO DA MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE FISIOLOGIA PARA OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UFFS

  • Carolina Helena Krieser UFFS
  • João Vitor Kroth
  • Vinicius Ansolin
  • Israel Cordeiro Eller da Cunha
  • Zuleide Maria Ignacio

Resumo

Contextualização: A Fisiologia Humana busca explicar os fenômenos físicos e químicos inerentes às funções de células, tecidos e órgãos (Guyton; Hall, 2021). Sua importância se fundamenta através do cuidado em saúde, devido à necessidade da avaliação e entendimento das condições de manutenção da homeostasia, ou constância do meio interno (SILVANY, 2024). É uma disciplina essencial nos cursos das ciências da saúde, pois possibilita a compreensão da dinâmica entre os sistemas e proporciona o desenvolvimento do raciocínio clínico. Objetivos: Avaliar a presença e satisfação dos alunos do curso de Enfermagem nas monitorias e seu impacto no processo formativo. Aporte teórico: Atualmente, as disciplinas de fisiologia no curso de Enfermagem estão divididas em dois semestres. No primeiro semestre são tratados os assuntos de neurofisiologia, fisiologia muscular,  endócrina, óssea e tegumentar. No segundo, são tratados os sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e renal. A divisão em dois semestres considera a complexidade dos mecanismos, requerendo detalhamentos e aprofundamentos em conceitos, os quais demandam bastante raciocínio e um maior tempo para o aprendizado. A necessidade da fisiologia na Enfermagem está subjacente às atividades cotidianas da profissão de avaliar clinicamente os pacientes, compreender alterações fisiopatológicas, avaliar e compreender exames e prescrever cuidados eficientes e científicos. Tendo conhecimento da importância da disciplina, as monitorias buscam colaborar com o ensino, através do reforço ao conteúdo, associando a diferentes ferramentas para ampliar a prática pedagógica, como: slides otimizados, uso de softwares tecnológicos anatômicos e discussão de casos clínicos. Metodologia: Estudo descritivo, de método misto, quantitativo e qualitativo. Realizado com alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul. As monitorias foram ministradas presencialmente em sala, com a exposição e revisão dos conteúdos. Visando solidificar o conhecimento, incorporava-se a discussão de casos clínicos sobre os temas. Os alunos participaram enquanto espectadores das aulas e discutindo casos clínicos. Para obter um levantamento de eficácia e satisfação dos encontros, foi aplicado um questionário via Google Forms com 3 turmas que frequentaram as monitorias entre 2023 e 2024. O questionário possuía cinco perguntas objetivas e um campo subjetivo ao final para opiniões. As perguntas objetivas direcionaram-se à contextualização do período de graduação, uma auto-avaliação da participação em monitorias, efetividade de aprendizado, reconhecimento da importância da fisiologia e avaliação da capacidade de integrar o conteúdo teórico com vivências práticas. A partir dos dados coletados, os mesmos foram agrupados e analisados. Resultados: Totalizaram-se onze partícipes, da primeira, terceira e quinta fase da graduação. Com relação à pontuação de participação nas monitorias, seis autorreferiram nota 8, três alunos com nota 10, 1 com nota seis e  com sete. Além disso, todos os alunos compreendiam a importância da disciplina, bem como, afirmaram a efetividade das monitorias para o ensino. Apenas um aluno apontou a dificuldade de relacionar o conteúdo teórico com a vivência prática. Categorizando a partir dos segmentos textuais oriundos do campo de respostas subjetivas, temos: satisfação e potencialização do aprendizado com as monitorias e a densidade teórica como fator barreira de aprendizado.

Publicado
15-05-2024