A MONITORIA NO DESPERTAR DOCENTE E COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

  • Vanessa Silva Retuci Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr
Palavras-chave: Docência. Vivência. Ensino superior.

Resumo

No Brasil, o crescente aumento no número de matrículas no ensino superior ganhou destaque nos últimos anos, o que conforme dados do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2003 ultrapassou 3,8 milhões de matriculados em cursos de graduação, associado ao aumento no número de cursos ofertados nas instituições de ensino superior. Concomitantemente, não se registrou ganhos expressivos no quantitativo de profissionais no magistério superior, acarretando aumento da carga horária de trabalho, com turmas numerosas, e continuidade de demandas obrigatórias, na extensão, na pesquisa e na administração. Visando minimizar os efeitos desse cenário e garantir a qualidade no ensino e na aprendizagem, recursos são associados, dentre os quais, ações de monitoria. Importante ressaltar que na monitoria dentre as inúmeras competências, oportuniza um canal no despertar acadêmico “do ser professor”, é uma janela para trilhar o caminho da docência, da observação de práticas e do imergir nas atividades do magistério. Além de contribuir em ações de ensino direcionadas às individualidades, possibilitar intermediação continuada e obter resultados positivos de ensino e de aprendizagem.  No processo há aprendizado mútuo, regido pelos próprios estudantes e/ ou sob supervisão do docente orientador, em um percurso formativo que enriquece a jornada acadêmica e fortalece os laços monitor x docente x monitorados. Considerando os motivos elencados anteriormente, ações são praticadas desde agosto de 2023, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR, sendo a monitoria de citologia e histologia básica, genética e biologia molecular no domínio conexo para os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição, uma oportunidade vivenciada por quatro monitores que atuam em horários diversificados e distribuídos semanalmente para atendimento aos alunos das disciplinas afins. Na execução das ações foram utilizados materiais disponibilizados pela docente e bibliografias indicadas no plano de curso das disciplinas, esclarecendo dúvidas, orientando sobre conteúdos e métodos de estudo, levantando as dificuldades individuais e estabelecendo ponte para que a docente desenvolvesse estratégias diversificadas de ensino. Os resultados obtidos, corroboram com outros pesquisadores (Frison, 2016; Moutinho, 2025; Nunes, 2007, Oliveira e Vosgerau, 2021), indicando que a monitoria possibilita um espaço para esclarecimento de dúvidas, com flexibilização do tempo para assimilar conceitos e possibilidades de entendimento e uso de linguagem. Também, houve ganhos ao romper com dificuldades associadas à heterogeneidade de aprendizado apresentada pelo público-alvo, bem como, receio, timidez e verticalidade por parte dos monitorados. Portanto, conclui-se que os envolvidos, cada um no seu papel acadêmico, agregaram conhecimentos, experiências, praticaram a socialização, empatia, respeito e ética, fatores positivos no processo formativo dos monitores e monitorados. Para a docente/ orientadora promoveu uma percepção mais acurada do cenário, viabilizando o pensar estratégias pontuais para resultados mais promissores.

Publicado
24-05-2024