LABORATÓRIO DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL (LALEP)

FORMAÇÃO PARA OS LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS

  • Marcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel Leal Santos
  • Elen Finger
  • Gabriel Bevilacqua
  • Lucas Kevin Silva de Lima
  • Rosaline Dias da Silva
  • Fátima Petrazzini Grubler
  • Sara Gabriela Novak Bottega
Palavras-chave: Monitoria de Ensino, Leitura e Produção Textual Acadêmica, Letramentos Acadêmico-científicos.

Resumo

O Projeto Monitoria de Ensino Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos (LALEP), Registro ENS-2023-0091, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, relativo ao período de 2023 a 2024, tem por objetivo propiciar aos participantes aportes teóricos relativos aos estudos da língua(gem) e dos letramentos acadêmico-científicos, à luz da Linguística Aplicada (Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), da perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e dos  letramentos acadêmico-científicos para as práticas sociais (Lea; Street, 2006; Kraemer; Bonatti, 2019), a fim de que auxiliem no aprimoramento das capacidades de leitura e de escrita dos discentes dos cursos de graduação da UFFS, Campus Realeza, assessorando a inserção adequada desses estudantes em suas comunidades de prática universitária. Neste trabalho, propõe-se apresentar uma reflexão acerca desse percurso formativo, respondendo à questão investigativa: em que medida o LALEP torna-se um espaço colaborativo de formação dos estudantes? A relevância do Projeto justifica-se pelas dificuldades já conhecidas dos ingressantes na Universidade, relativas à leitura e à produção de textos na esfera acadêmica. Para dirimir esse contexto problematizador, por meio das estratégias didático-pedagógicas propostas no LALEP, almeja-se propiciar a inclusão efetiva dos diferentes estudantes em suas comunidades de prática universitária, por meio do aprimoramento das capacidades leitora e de escrita da língua portuguesa. Logo, a formação dos monitores é primordial na promoção de atividades para o desenvolvimento de letramentos às práticas sociais e o LALEP auxilia no aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação da UFFS (Letras, Nutrição, Ciências Biológicas, Física, Química, Medicina Veterinária, Pedagogia e Administração Pública), do Campus Realeza, integrando os conteúdos curriculares dos componentes de Leitura e de Produção Textual Acadêmica, com mediação da linguagem em suas mais diferentes modalidades. A metodologia utilizada para a investigação tem natureza teórica-empírica, com abordagem qualitativo-interpretativa das informações, fins explicativos e geração de dados por documentação indireta: pesquisa bibliográfica e documental. O método de análise e interpretação de dados é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico. Os participantes do LALEP, como monitores, são acadêmicos do Curso de Letras - Português e Espanhol – Licenciatura e os seus esforços resultam em ações que, a partir de um enquadre multidisciplinar, privilegiam, no trabalho de monitoria, práticas discursivas, definidas como a produção, a distribuição e o consumo de textos. Também, realizam atividades sociais pertinentes a diferentes contextos específicos, provocando o entendimento de como se processa a apropriação dos letramentos acadêmico-científicos na Universidade. Dessa forma, como resposta à pergunta problematizadora deste estudo, pode-se compreender que o LALEP promove, em seu desenvolvimento, o trabalho com diferentes textos, literários e não-literários, nos diversos campos do saber, contribuindo ao aprimoramento da capacidade dos acadêmicos lerem e produzirem textos com proficiência, ação imprescindível ao pleno exercício da cidadania e ao desenvolvimento de atividades científicas.

Publicado
26-05-2024