RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE ENSINO NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Contextualização: A histologia é um ramo da ciência que estuda os tecidos biológicos e como estes tecidos se organizam e se relacionam para compor os organismos. A monitoria de ensino na disciplina de histologia propicia o suporte teórico-prático aos estudantes de medicina e enfermagem, oferecendo suporte coletivo e individualizado, reforço dos conteúdos, estímulo à autonomia e obtenção de bons resultados em avaliações acadêmicas, evidenciando a importância do projeto de monitoria para o desenvolvimento orgânico do conhecimento e da aprendizagem na graduação. Objetivos: Relatar a experiência dos alunos monitores que se propuseram em oferecer aos estudantes a compreensão sobre a microanatomia, das células e tecidos, sua estrutura morfofuncional, identificando suas particularidades e seus processos relacionados aos mecanismos de saúde e doença. Além disso, objetivou-se verificar os impactos das diferentes estratégias de ensino desempenhadas na aprendizagem e no desempenho na disciplina de histologia. Justificativa: A interpretação de imagens histológicas é uma tarefa que requer domínio de conhecimento e vocabulário específico, destreza na técnica de microscopia, compreensão de estruturas tridimensionais, da variação em função do ângulo de corte e das técnicas de coloração, e integração com as suas respectivas funções. Devido à sua complexidade, muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender os conceitos, identificar estruturas na microscopia óptica e relacionar a teoria com a prática. Nesse contexto, a monitoria acadêmica surge como uma ferramenta de apoio a esses alunos, de modo a facilitar o processo ensino-aprendizagem e melhorar seu desempenho. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vinculado ao projeto de monitoria: “O estudo da microanatomia humana (citologia e histologia) no contexto fisiológico e patológico”, realizado por estudantes de fases mais avançadas do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó, durante o período de 2023/2 e 2024/1. Resultados: A monitoria de ensino no componente curricular de histologia pode ser considerada relevante para a aprendizagem da morfologia microscópica, uma vez apresentou efeitos positivos sobre o desempenho nas avaliações e na percepção dos estudantes. Esse projeto auxiliou os estudantes a construírem o conhecimento sobre as estruturas macro e microanatômicas, suas funcionalidades, desenvolvendo o processo de aprendizagem em componentes curriculares subsequentes e servindo de base para a formação dos estudantes da área da saúde. Além de oferecer resultados satisfatórios aos estudantes de fases iniciais, as monitorias também contribuem desenvolvimento de habilidades comunicativas e cognitivas dos próprios alunos monitores, os quais são constantemente desafiados a encontrar maneiras mais didáticas e contextualizadas para repassar o conteúdo.