CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA

  • Marciane Maria Mendes UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kauane Andreiov Soares Antunes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Monitoria. Estágio Curricular. Educação Básica. Burocracia.

Resumo

A monitoria de Organização Pedagógica dos Estágios Curriculares das Licenciaturas do Campus de Laranjeiras do Sul, é um projeto de ensino voltado para o atendimento e orientação de estudantes que estejam cursando as disciplinas de Estágio Curricular, no Campus de Laranjeiras do Sul - PR. Direcionada aos cursos de Licenciatura do campus, a monitoria surge de uma necessidade apontada por docentes e estudantes das disciplinas de estágio, tanto de ingressantes dos cursos, quanto aqueles que já estão há mais tempo na universidade e encontram-se desenvolvendo estágios de docência. O Estágio Curricular ocupa um dos principais eixos formativos do futuro docente para a Educação Básica, uma vez que possibilita a articulação teórico-prática no campo da sua atuação profissional, além de estabelecer um olhar sobre o contexto escolar a partir de sua dimensão sociopolítica. Segundo Lima e Pimenta (2018, p. 37), o Estágio é uma atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade escolar. Nesse sentido, os componentes do Estágio Curricular foram pensados como um processo contínuo, que orienta o aluno através de um gradual conhecimento das peculiaridades e exigências do ambiente escolar, da reflexão, do planejamento das atividades e, finalmente, do exercício da prática docente. Entretanto, para que este processo aconteça, há a necessidade de articulação entre universidade e Núcleos Regionais de Educação, por se tratar de instituições com dinâmicas distintas, é necessário o encaminhamento de documentação legal por parte do estagiário e universidade através do sistema e-protocolo, até que o estudante possa adentrar no campo da escola da Educação Básica. Esta documentação faz parte do minucioso processo exigido pela Resolução N.º 1.306/2022 – GS/SEED - que estabelece normas e procedimentos relativos à concessão de estágio obrigatório a estudantes de licenciatura no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no Paraná. Estudos realizados no estado do Paraná na área de gestão escolar, têm evidenciado aspectos relacionados à disfunção burocrática, mostrando como exigências burocráticas que dizem respeito, principalmente, aos processos da SEED, levam à falta de autonomia escolar, restringindo até mesmo ações em colégios que são destaque na avaliação do IDEB (Severgnini, 2022, p. 92). Na universidade o cenário não é diferente, processos que demandam muitos documentos, acabam caindo na disfunção burocrática - quando a burocracia exigida não leva em conta a organização da realidade e as diferenças entre os estudantes - gerando assim, problemas que têm se acumulado na realização dos estágios e que por vezes acaba resultando em reprovação, desistência e abandono do estágio. Estes problemas, apontados pelos docentes para submissão deste projeto de monitoria, reforçam a necessidade de continuidade e expansão da proposta. Esta que ao desenvolver atividades de atendimento aos estudantes das disciplinas de Estágio Curricular, mediando a organização, preenchimento, envio de documentos e acompanhamento do andamento do processo de solicitação de campo de estágio, vai de encontro aos objetivos e finalidades do Programa de Monitorias de Ensino - UFFS. Cabe a Universidade, garantir o espaço de inserção do estagiário, sendo este, lugar para reflexão sobre a construção e fortalecimento de sua identidade docente.

Publicado
09-07-2024