CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA MONITORIA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE, MAGNETISMO E ÓPTICA

  • Aline Beatriz Rauber Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Douglas Bassani

Resumo

Este trabalho visa sumarizar as atividades realizadas pelo discente-monitor no projeto "Monitoria para o Ensino de Eletricidade, Magnetismo e Óptica" de agosto de 2023 a março de 2024. O projeto tinha como objetivos proporcionar ao monitor uma aproximação com a prática docente no Ensino Superior, aprimorar os processos de ensino e aprendizagem e promover espaços de cooperação entre pares no ambiente universitário, visando uma formação mais completa de todos os envolvidos. As atividades do projeto foram fundamentadas na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 2000; Leontiev, 1978; Engeström, 1999 apud Cunha Júnior, 2009), que enfatiza a produção colaborativa do conhecimento. A monitoria visou promover atitudes autônomas do monitor em relação ao conhecimento, incentivando o compromisso com sua própria formação (Frizon, 2016, p. 139). Isso exigiu que ele abandonasse a aprendizagem baseada na mera memorização de conteúdo e adotasse uma abordagem consciente e estratégica. O monitor ofereceu apoio pedagógico às aulas teóricas e práticas de diversos componentes curriculares, incluindo Física III, Laboratório de Eletromagnetismo e Óptica, Física Experimental II, Eletricidade Aplicada e Física para o Ensino de Ciências II. Estes componentes abrangem toda a teoria eletromagnética básica, desde eletrostática até indução. Reforçar e ampliar esses conhecimentos foi de suma importância para os alunos dos cursos envolvidos. As atividades de apoio pedagógico ocorreram na forma de aulas de reforço presenciais ou remotas, grupos de estudo, atendimentos individuais, montagem e execução de experimentos. Elas foram realizadas em salas de aula reservadas e virtualmente, utilizando o Google Meet ou o Whatsapp. No entanto, o uso do espaço físico e dos equipamentos do Laboratório de Eletromagnetismo e Óptica do campus não foi autorizado pelo professor responsável pelo laboratório durante o projeto, o que inviabilizou algumas demonstrações práticas previstas. Apesar de os objetivos do projeto terem sido alcançados, um desafio significativo foi a baixa procura pelo apoio pedagógico oferecido pela monitoria. Embora tenha havido ampla divulgação entre os acadêmicos do campus e os horários de atendimento tenham contemplado diversos horários distribuídos em 12 horas semanais, apenas de um a cinco alunos buscavam semanalmente o auxílio do monitor. Assim, tornar as atividades de monitoria mais atrativas como meio de auxílio à aprendizagem tem sido nosso maior desafio.

Publicado
23-05-2024