MONITORIA EM PRODUÇÃO VEGETAL NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

  • Vanessa Neumann Silva UFFS
  • Emely de Souza Mello UFFS
Palavras-chave: Olericultura. Floricultura e Paisagismo. Aulas práticas.

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade de apoio pedagógico, que oportuniza ao estudante o desenvolvimento de habilidades técnicas aprofundando sua formação, além de permitir ao professor um auxílio em suas atividades de ensino-aprendizagem. O projeto intitulado como Monitoria para componentes curriculares na área de Produção Vegetal-Olericultura, Floricultura e Paisagismo e Culturas de Inverno foi elaborado para abranger os componentes curriculares de Olericultura, Floricultura e Paisagismo e Culturas de inverno (todos vinculados ao núcleo de disciplinas específicas do curso de Agronomia da UFFS campus Chapecó); os referidos CCRS trabalham com temáticas relativas a produção de hortaliças, plantas ornamentais e cereais de inverno, e também a elaboração de projetos paisagísticos. A monitoria deste projeto teve como principal objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes matriculados nos componentes curriculares em questão, além de contribuir na formação do discente monitor. No semestre 2023/2 a monitoria foi realizada durante os componentes de Olericultura e Floricultura e Paisagismo. No semestre 2024/1 o projeto atenderia a disciplina de culturas de inverno, contudo, a estudante monitora optou por se desvincular do projeto, em função da obrigatoriedade de realizar estágio curricular para conclusão do seu curso de graduação; desta forma, o projeto foi encerrado no início do semestre 2024/1. No ano de 2023 durante as aulas dos componentes curriculares abrangidos pelo projeto foram realizados diversos experimentos didáticos de produção de hortaliças, e plantas ornamentais, durante as aulas práticas; a acadêmica monitora auxiliou a docente no preparo e organização das aulas práticas, além de auxiliar no atendimento e acompanhamento das atividades extraclasse. Semanalmente houve diálogos entre professora e monitora a fim de apontar e organizar as demandas para as aulas; além disso, a monitora atuou na organização dos laboratórios e das estufas agrícolas, organizando sempre todo material necessário para a realização das aulas práticas. A monitora ficou sempre a disposição para ser contatada pelos discentes através do e-mail para possíveis necessidades extraclasse; houve demandas de atendimento para auxílio na organização dos dados gerados nos experimentos realizados em aulas práticas, assim como para realização de análise estatística e interpretação dos dados. O projeto contribuiu de forma significativa na formação da acadêmica da monitora, já que permitiu um maior contato com a área de produção vegetal e suas demandas práticas. Ainda, foi possível realizar diversas aulas práticas, as quais são muito importantes para a fixação dos conteúdos teóricos trabalhados em sala com os discentes. Nas aulas práticas foram realizados experimentos com cultivos de diferentes espécies de hortaliças e plantas ornamentais; além disso, um dos experimentos didáticos realizados na disciplina de Olericultura gerou informações importantes que foram utilizadas para elaboração de um artigo científico, o qual foi elaborado por estudantes matriculados na disciplina, com supervisão da docente responsável e auxílio da monitora, e já foi aceito e será publicado em 2024 da revista Técnico Científica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); desta forma, o projeto de monitoria também contribui para a união dos pilares ensino-pesquisa que são fundamentais para a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia.

Biografia do Autor

Emely de Souza Mello, UFFS

Acadêmica do curso de Agronomia, UFFS campus Chapecó.

Publicado
11-07-2024