UMA PROPOSTA DA MONITORIA PARA O ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA – LICENCIATURA:
ESCAPE LAB
Resumo
O Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, enfrenta desafios de evasão e baixa participação na Monitoria, denotando baixo engajamento dos discentes pelo Curso. O engajamento estudantil é um processo multidimensional essencial para sua formação e permanência na Instituição de Ensino. Segundo Costa e Côrte Vitória (2017, p. 2262), este “engloba, sobretudo, as dimensões afetiva, comportamental e cognitiva dos indivíduos que, quando mobilizadas conjuntamente, permitem o envolvimento efetivo dos estudantes com o meio e as atividades acadêmicas, gerando, de fato, o engajamento”. Já o acolhimento estudantil pode assumir diferentes sentidos dentro da Universidade, podendo ser ampliado para diferentes ações de caráter mais acadêmico, como é caso de eventos de recepção dos calouros e estudantes (CARVALHO, 2019; SCORSOLINI-COMIN e GABRIEL, 2019). Neste sentido, para o início do ano letivo de 2024, foi proposta uma atividade lúdica, nomeada de Escape lab (Escape do Laboratório, tradução literal), para acolher e integrar os estudantes do Curso. Esta foi inspirada em jogos do tipo escape room, que incentivam o desenvolvimento de competências comunicativas e colaborativas, a resolução de problemas e a perseverança para escapar de uma dada situação (CLEOPHAS e BEDIN, 2023). A narrativa criada envolveu uma pandemia fictícia, desafiando os participantes a encontrar a cura em um laboratório da UFFS para salvar o mundo. Neste contexto, os grupos de participantes precisaram desvendar vários enigmas para sair do laboratório com a formulação correta para cura antes que o tempo acabasse. A busca envolvia resolução de enigmas a partir de conhecimentos de Ciências da Natureza e experimentação de Química Geral. Foi montado um grupo de Whatsapp com todos os participantes onde foram enviados previamente uma sequência de três vídeos sobre o início e o meio da narrativa. A atividade aconteceu em turnos e com grupos de até cinco estudantes de fases mistas do Curso, sendo iniciado com explicação das regras do jogo e um último vídeo que findava a narrativa e continha pistas para resolver o primeiro enigma. Posteriormente, estes eram levados ao laboratório ambientado para o jogo e havia 20 minutos para conseguirem escapar do laboratório e salvar a humanidade. Ao final de cada turno, foi realizada uma sessão de debriefing com os participantes e o convite para responderem uma pesquisa voluntariamente sobre suas percepções. Os resultados empíricos da atividade e os feedbacks positivos para a iniciativa mostraram que essa foi uma experiência nova e emocionante, tanto para os envolvidos na criação como no desenvolvimento, sendo unânime a concordância que se divertiram e acharam o jogo interessante, chamativo e envolvente. Dessa forma, essa abordagem de acolhimento gerou resultados satisfatórios, contribuindo para a integração dos calouros e aproximação de todos os estudantes, uma vez que o jogo conseguiu despertar o sentimento de desafio, mobilizando o trabalho em equipe, o pensamento crítico e conhecimentos de ciência ou química básica para resolução dos desafios propostos. Essa atividade de acolhimento serviu como entretenimento e socialização, se tornando um momento que trará boas lembranças, o que contribui para o aumento da motivação e engajamento estudantil.