A IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS EXPERIMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

  • Marlei Veiga dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Manoela Lorentzen Harms Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Atividade experimental. Autonomia. Monitoria prática.

Resumo

O projeto de monitoria em química aplicada tem entre seus objetivos a realização de atividades experimentais voltadas para o curso de química, principalmente para a área de química analítica. Tais atividades experimentais são voltadas para alunos que faltaram nas aulas práticas e não poderiam recuperá-las sem a monitoria. Portanto, os alunos ausentes podem fazer a prática experimental com auxílio da monitora, tendo a possibilidade de recuperar o conteúdo perdido, visto que há uma importante relação entre a teoria e a prática, ambas se complementam e possibilitam uma aprendizagem mais completa e contextualizada. Esta atividade de recuperação de aulas acabou se tornando muito necessária, devido aos vários alunos afastados por dengue e coronavírus no início do ano de 2024.  Nesse contexto buscou-se refazer as atividades práticas com os alunos dos cursos de Química Licenciatura e Engenharia Ambiental e Sanitária, em disciplinas de química analítica e disciplinas optativas. As atividades experimentais envolveram calibração de vidrarias, preparo de soluções, titulação e outras atividades laboratoriais, envolvendo postura adequada para o ambiente, além de cuidados e medidas de proteção e segurança. Como estas atividades foram em sua maioria individualizadas, com um ou dois alunos por vez, foi possível observar erros que estavam sendo cometidos, corrigir e melhorar o manuseio de vidrarias, além de fazer os cálculos relacionados aos experimentos. Desta forma, os atendimentos envolviam toda a prática, do início ao fim, sanando dúvidas com o monitor, que possui uma proximidade tanto na linguagem usada para explicar os conceitos, quanto nos problemas e receios enfrentados no dia a dia acadêmico. Um detalhe importante são os cálculos que precisam ser feitos a partir das atividades práticas, os quais poderiam ser resolvidos na monitoria em caso de dúvidas, visto que são necessários para compreender a finalidade da prática, além de serem avaliados no caderno de laboratório das respectivas disciplinas Muitas situações ocorridas nos encontros de monitoria resultaram na busca de mais exercícios e exemplos de aplicação dos conceitos estudados, estas situações refletem algo descrito por Frison e Moraes (2010) como sendo um processo de autorregulação da aprendizagem, ou seja, o desenvolvimento da autonomia do estudante no seu processo de aprendizagem. Esse processo se retroalimenta, pois estimula os acadêmicos, assim como o monitor, na busca pelo conhecimento, revelando potencialidades e elevando o rendimento acadêmico. Silva, Melo e Galvão (2023) descrevem dificuldades apresentadas pelos alunos nas monitorias de aulas experimentais, as quais também apareceram durante as atividades descritas neste resumo. Entre elas a compreensão do experimento, do roteiro, da sequência e das conexões entre diferentes práticas, mas também os cálculos prévios que deveriam ser feitos para algumas aulas, além dos cálculos pós aula já citados. Desta forma, a monitoria experimental disponibilizada teve diversos pontos positivos, entre eles a possibilidade de diálogo e interação entre pares, sobre as atividades experimentais, sobre a teoria envolvida, sobre os cálculos e também sobre as atividades acadêmicas em geral, resultando em uma relação de ajuda mútua entre monitor e alunos na construção do conhecimento.

Publicado
18-05-2024