MONITORIA EM QUÍMICA E FÍSICA NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

  • Arlindo Cristiano Felippe Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Alexandre Augusto Moreira Lápis
  • Diego Anderson Hoff
  • Gisele Orso
  • Isaque Fernandes Oliveira
Palavras-chave: Índices de evasão e reprovação. Competências pedagógicas. Inovação didático-pedagógica.

Resumo

Este projeto de monitoria teve por objetivo dar continuidade aos projetos de monitoria em Química e Física que estão sendo realizados no campus há 4 anos, visando dar apoio pedagógico e acadêmico aos estudantes com significativas dificuldades nos componentes curriculares da área da química e da física, os quais são a base de todo o ensino dos cursos favorecidos. Com isso, percebeu-se a relevância do projeto, dado que este atendeu estudantes de vários componentes curriculares na área da química e da física no campus Chapecó. As disciplinas possuem aulas teóricas e experimentais em laboratório. São componentes curriculares que exigem maior concentração dos estudantes, nas quais se percebe o déficit de conteúdos mais básicos anteriores ao ensino superior. Por consequência, a problemática acarreta em altos índices de reprovação e evasão nos cursos. Sendo assim, o projeto possibilitou orientar e auxiliar os estudantes, fazendo com que estes índices supracitados fossem reduzidos após a criação do mesmo. Este projeto possibilitou oportunidades de aproximação com a prática docente no ensino superior ao monitor, o que permitiu a inovação didático-pedagógica, qualificando o ensino e a aprendizagem nestes cursos de graduação, além de fortalecer políticas de permanência da instituição, pois a monitoria é uma atividade de apoio pedagógico aos estudantes. O projeto atendeu disciplinas onde é evidente a integração de atividades de pesquisa e extensão com as de ensino e, ainda, promoveu a diversidade no âmbito da universidade. Sendo assim, percebeu-se que as atividades realizadas na monitoria vêm promovendo significativas melhorias no êxito acadêmico e na redução da evasão escolar.

Biografia do Autor

Arlindo Cristiano Felippe, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Arlindo Cristiano Felippe é Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Chapecó/SC/ Brasil). É Bacharel em Química (2004) formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Florianópolis/SC/Brasil). É Mestre (2006) e Doutor (2011) em Química com especialização em Físico-Química formado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a graduação, mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas na área de auto-associação de macromoléculas e surfactantes em solução. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água de águas naturais, de abastecimento e residuárias da região oeste catarinense.

Publicado
19-05-2024