O ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES HAITIANOS E BRASILEIROS EM FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFFS LARANJEIRAS DO SUL, PR
Resumo
Este trabalho refere-se ao projeto de ensino de Matemática e Física, para os estudantes haitianos com dificuldades nestes componentes curriculares no Campus Laranjeiras do Sul, um projeto de Ensino de monitoria. O ingresso na Universidade Federal Fronteira Sul deu- se por meio de um vestibular especial do programa Pro-Imigrante. Os estudantes haitianos estão cursando: agronomia, engenharia de alimentos, ciências econômicas, ciências biológicas, ciências sociais, e um haitiano cursa o mestrado em Agroecologia e desenvolvimento rural. Face às dificuldades enfrentadas nas disciplinas de Matemática e Física os estudantes haitianos solicitaram um projeto de ensino com monitoria para auxiliá-los na resolução dos problemas enfrentados. Um monitor haitiano, atua 16 horas por semana, ajudando e explicando a todos que ocorrem para este serviço. O monitor atendeu também estudantes brasileiros em virtude de ter sido por eles procurado. No semestre 2024-1, o monitor passa a atuar mais especificamente na área de matemática B dos estudantes dos cursos de administração, ciências econômicas e ciências biológicas. A metodologia utilizada neste trabalho de monitoria consta de ensinar a resolver listas de exercícios junto aos estudantes. Verificou-se a modificação nos horários a fim de atender um público que vem para o ensino superior noturno e também apresenta dificuldades nas resoluções de questões de matemática. Destaco que muitas vezes o monitor atende fora do seu horário, á noite, quando solicitada sua ajuda pela rede social de WhatsApp. O monitor deste projeto de ensino atende em uma sala na UFFS (202, bloco A) os estudantes nos horários preestabelecidos. Ao todo até o presente momento foram atendidos onze estudantes, sendo dois haitianos e nove brasileiros. O monitor observou que, nos trabalhos de monitoria, os estudantes brasileiros no aprendizado na Física e Matemática possuem uma maior dificuldade Flemming (2006), nos deu o suporte para explicar a respeito do cálculo, funções, limite, derivação e integração. O tempo de duração do projeto de Ensino de monitoria é de um ano. Posso concluir que neste tempo, o qual estou com monitor aprendi muito, estudei temas que não tinha conhecimentos, para poder explicar melhor para os estudantes que procuram a monitoria, conforme Paulo Freire (2011), o educador ao ensinar também aprende. Outra conclusão importante foi ver a alegria que os estudantes demonstram ao entender a matéria. Cabe salientar que o monitor procurou em livros na biblioteca de Física e Matemática para melhor aprendizado dos problemas apresentados na monitoria. Jewett (2012), nos forneceu subsídios quanto ao ensino de física. Também houve a procura, juntos de professores de Matemática e Física, de orientações a respeito da matéria para melhor ensinar os estudantes que se fizeram presentes.