O ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES HAITIANOS E BRASILEIROS EM FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFFS LARANJEIRAS DO SUL, PR

  • MARIA ELOÁ GEHLEN Universidade Federal Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul
  • ERBY BORGHELLA UFFS
Palavras-chave: ENSINO; MONITORIA; MATEMÁTICA E FÍSICA

Resumo

Este trabalho refere-se ao projeto de ensino de Matemática e Física, para os estudantes haitianos com dificuldades nestes componentes curriculares no Campus Laranjeiras do Sul, um projeto de Ensino de monitoria. O ingresso na Universidade Federal Fronteira Sul deu- se por meio de um vestibular especial do programa Pro-Imigrante. Os estudantes haitianos estão cursando: agronomia, engenharia de alimentos, ciências econômicas, ciências biológicas, ciências sociais, e um haitiano cursa o mestrado em Agroecologia e desenvolvimento rural. Face às dificuldades enfrentadas nas disciplinas de Matemática e Física os estudantes haitianos solicitaram um projeto de ensino com monitoria para auxiliá-los na resolução dos problemas enfrentados. Um monitor haitiano, atua 16 horas por semana, ajudando e explicando a todos que ocorrem para este serviço. O monitor atendeu também estudantes brasileiros em virtude de ter sido por eles procurado. No semestre 2024-1, o monitor passa a atuar mais especificamente na área de matemática B dos estudantes dos cursos de administração, ciências econômicas e ciências biológicas. A metodologia utilizada neste trabalho de monitoria consta de ensinar a resolver listas de exercícios junto aos estudantes. Verificou-se a modificação nos horários a fim de atender um público que vem para o ensino superior noturno e também apresenta dificuldades nas resoluções de questões de matemática. Destaco que muitas vezes o monitor atende fora do seu horário, á noite, quando solicitada sua ajuda pela rede social de WhatsApp. O monitor deste projeto de ensino atende em uma sala na UFFS (202, bloco A) os estudantes nos horários preestabelecidos. Ao todo até o presente momento foram atendidos onze estudantes, sendo dois haitianos e nove brasileiros. O monitor observou que, nos trabalhos de monitoria, os estudantes brasileiros no aprendizado na Física e Matemática possuem uma maior dificuldade Flemming (2006), nos deu o suporte para explicar a respeito do cálculo, funções, limite, derivação e integração. O tempo de duração do projeto de Ensino de monitoria é de um ano. Posso concluir que neste tempo, o qual estou com monitor aprendi muito, estudei temas que não tinha conhecimentos, para poder explicar melhor para os estudantes que procuram a monitoria, conforme Paulo Freire (2011), o educador ao ensinar também aprende. Outra conclusão importante foi ver a alegria que os estudantes demonstram ao entender a matéria. Cabe salientar que o monitor procurou em livros na biblioteca de Física e Matemática para melhor aprendizado dos problemas apresentados na monitoria. Jewett (2012), nos forneceu subsídios quanto ao ensino de física. Também houve a procura, juntos de professores de Matemática e Física, de orientações a respeito da matéria para melhor ensinar os estudantes que se fizeram presentes.

Biografia do Autor

MARIA ELOÁ GEHLEN, Universidade Federal Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e Pedagogia. Professora Adjunta na UFFS - campus Laranjeiras do Sul PR.

Publicado
09-08-2024