MONITORIA DE ALGORITMOS

  • Felipe Grando Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Igor Lautert Bazei Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angemydelson Saint-Bert Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Algoritmos, Computação, Monitoria

Resumo

A monitoria é uma atividade de extrema importância dentro do ambiente acadêmico, pois busca
auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Neste contexto, um projeto de monitoria em
algoritmos para o Curso de Graduação em Ciência da Computação desempenha um papel
fundamental, pois os algoritmos são a base do conhecimento na área da computação e têm
aplicação em diversas áreas da tecnologia (RIBAS; DAL BIANCO; LAHM, 2017). O Curso
de Ciência da Computação do Campus Chapecó engloba um Curso Vespertino e outro Curso
Noturno, cada qual com ingresso de 50 alunos por ano letivo, sendo um dos Cursos de
Graduação mais procurados na UFFS pela comunidade em geral. No entanto, muitos alunos
ingressam no Curso com deficiência no desenvolvimento lógico/matemático de base
dificultando o aprendizado e causando angústias que podem levar desde a baixos desempenhos,
reprovações, desistências e até a uma evasão precipitada (SCHEFFEL, 2013; SILVA FILHO,
2007). Essas dificuldades dificilmente conseguem ser sanadas sem uma atenção individualizada
e personalizada para o aluno de forma que ferramentas, técnicas e metodologias de ensino que
visem a melhorar essa dinâmica tendem a trazer resultados muito positivos, afetando não
somente o desempenho acadêmico do aluno, mas também sua satisfação pessoal e motivando
sua permanência na academia (PEREIRA, 2003). A minimização desses problemas exige o
esforço combinado de diversas frontes, sendo que uma das estratégias adotadas pelo Curso tem
sido o desenvolvimento do projeto de monitoria em algoritmos. O projeto tem como objetivo
principal o de auxiliar os alunos do Curso a desenvolverem as habilidades necessárias na solução e abstração de problemas com algoritmos, o raciocínio lógico e, o uso de ferramentas
e de linguagens de programação. Dessa forma, o atendimento dos monitores foi direcionado
para os componentes curriculares de Algoritmos e Programação (primeira fase), de Estrutura
de Dados (segunda fase) e de Programação I (terceira fase) que são considerados fundamentais
para um bom aproveitamento do Curso como um todo. As atividades dos monitores voltaramse para qualificar o ensino e a aprendizagem através de suporte adicional ao professor durante
as aulas práticas em laboratórios de ensino, do atendimento individualizado e direcionado
extraclasse aos alunos, da participação e colaboração na construção dos matérias didáticos e,
na elaboração de exercícios de reforço adicionais. Executando suas atividades no contraturno
das aulas, o monitor consegue suprir a atenção exigida pelos alunos que não conseguiram sanar
suas dificuldades de forma plena durante as aulas. Além disso, a experiência já adquirida pelo
monitor ao longo dos períodos será compartilhada com alunos de períodos iniciais do Curso, o
que ajudará a difundir a cultura de ensino de qualidade e excelência. A participação do monitor
em projetos relacionados ao Curso traz benefícios imediatos para o próprio monitor pelo
aprofundamento de seus conhecimentos, aos seus pares, com o atendimento mais
personalizado, aproximado e simplificado e, à própria Universidade por ajudar a reduzir a
retenção e a evasão acadêmica.

Publicado
11-07-2024