RELATO DE EXPERIÊNCIA

A MONITORIA E O ENSINO NA ESFERA DA PATOLOGIA

  • Gabriela Gonçalves de Oliveira UFFS
  • Geórgia de Carvalho Braga UFFS
  • Eduardo Augusto de Brito Prates UFFS
  • Sofia Wagner Sulzbach UFFS
Palavras-chave: Monitoria. Patologia. Ensino. Relato.

Resumo

Contextualização: A monitoria na área da Patologia, para os alunos dos cursos de Enfermagem da quarta fase e Medicina da terceira e quarta fase, consiste em uma atividade de ensino composta por encontros semanais para elucidação de questões a respeito das temáticas abordadas em sala de aula, ou aprofundamento em eventuais conteúdos em Patologia relevantes para a formação na área da saúde. Tais encontros incluem atividades teóricas – aulas expositivas -, práticas em laboratório e metodologias de estudo ativo - aplicação de simulados e resolução de questões -. Nesse contexto, são tratados temas da Patologia Básica, como mecanismos de lesão e reparo celular, e temas de elevada complexidade, como Patologia dos Sistemas. Para a realização dessas ações, os professores dos componentes, especialmente o coordenador da monitoria, articula as atividades do semestre, transmitindo aos monitores as necessidades das turmas, bem como, estimulando presença dos alunos nessas atividades de ensino. Objetivos: Relatar a experiência dos alunos como monitores na área da Patologia, explorando suas impressões e as contribuições oferecidas por essa atividade de ensino para as suas formações profissionais e individuais. Aporte teórico: A monitoria representa uma estratégia de ensino baseada no aprendizado de alunos para alunos, servindo tanto como reforço para alunos com determinadas dificuldades, como também para consolidação de conhecimentos. A relação entre aluno e monitor envolvidos nesse processo é caracterizada por uma troca de conhecimentos, desenvolvendo um ambiente propício para o ensino de todos os envolvidos através de uma atmosfera alternativa à estabelecida com o professor, realidade que pode oportunizar relações mais próximas e auxiliar na compreensão dos conteúdos, além de oferecer outras metodologias de ensino, por vezes, de realização inviável em um cronograma de aulas com docente. Por fim, esse tipo de programa oferece a descentralização do ensino, tornando todos os agentes protagonistas do processo de aprendizado e proporcionando ensino do monitor e do aluno em questões conteudistas, acadêmicas e pessoais. Metodologia: Esse trabalho é um relato de experiência descritivo, baseado nas experiências de três alunos de Medicina monitores dos componentes de Processos Patológicos I, Processos Patológicos II e Patologia Básica dos cursos de Medicina e Enfermagem durante os semestres de 2023/02 e 2024/01, sob orientação da Profª Drª. Gabriela Gonçalves de Oliveira. Resultados: Todos os monitores participantes nesse projeto de ensino consideram a experiência da monitoria como essencial para formação profissional e individual realizadas na universidade. A atividade da docência permite o desenvolvimento de habilidades oratórias, além da capacitação para uso de diversas modalidades de estudo, a fim de propor tarefas capazes de suprir as necessidades individuais de cada aluno da monitoria. Ademais, soma-se a isso a contribuição dessa atividade para consolidação dos conhecimentos dos monitores na área da Patologia, haja vista o prolongamento do contato com essas temáticas e necessidade de aprofundamento para transmissão de conhecimentos aos alunos auxiliados. Por fim, a monitoria é capaz de exercer efeitos importantes também no aprendizado dos alunos dos componentes incluídos no programa, auxiliando em sua formação acadêmica e, portanto, tendo efeitos benéficos bidirecionais, tanto para monitores como para alunos.

Publicado
18-05-2024