MONITORIA EM SISTEMAS DIGITAIS E PROJETO DE HARDWARE

  • Breno Soares Alves UFFS
  • Geomar Andre Schreiner UFFS
  • Luciano Lores Caimi UFFS
Palavras-chave: Circuitos Digitais. Sistemas Digitais. Monitoria de Ensino.

Resumo

A disciplina de Circuitos Digitais do curso de Ciência da Computação (PPCCC, 2024) constitui o primeiro contato da jornada acadêmica e pessoal dos estudantes com a área de sistemas digitais e organização de computadores. Além disto, os conteúdos apresentados requerem o aprendizado de um novo modelo de pensamento lógico (expresso na Álgebra de Boole). Tais aspectos refletem-se em altos índices de desistência e reprovação neste componente curricular ao longo da sua oferta no curso (RODRIGUES, 2015). O objetivo da monitoria é proporcionar auxílio e acompanhamento dos conteúdos e atividades das disciplinas da área de hardware, permitindo, através dos monitores, a resolução de dúvidas, o auxilio nas montagens e atividades práticas em laboratório e resolução assistida de exercícios. Em consonância com a finalidade presente na Resolução nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, bem como o que é trazido por Steinbach (STEINBACH, 2014, p.3), a monitoria apresenta-se como um instrumento que propicia benefícios a 3 atores do processo ensino: (i) aos docentes pelo auxílio recebido no planejamento e aplicação de atividades, bem como pelo auxílio recebido na interlocução com os discentes propiciado pela presença do colega monitor; (ii) aos discentes pelo auxilio na realização das atividades teóricas e práticas propostas pelo professor, assim como a facilidade de interlocução oferecida por um colega; (iii) ao monitor pela oportunidade de participar ativamente do processo ensino/aprendizagem, obtendo nesta atividade uma iniciação orientada na prática docente. A metodologia para atender e acompanhar os objetivos da monitoria e as atribuições do monitor se constitui através de reuniões quinzenais para alinhamento, planejamento de atividades e avaliação da efetividade das atividades realizadas no período anterior. Assim, cada quinzena é desenvolvido um plano de atividades para os estudantes e para o monitor (elaboração de exercícios, resolução de exercícios, acompanhamento de aulas práticas, roteiro de aula em laboratório, entre outras) e um relatório de avaliação das atividades realizadas no período anterior (número de auxílios realizados no período, conteúdos abordados, atividades práticas realizadas, sugestões de atividades em função do tipo retorno recebido). A busca dos estudantes pela monitoria tem sido boa. Durante as semanas que antecedem as provas e as entregas de trabalhos das disciplinas a demanda aumenta. O auxilio nas atividades práticas se apresenta como um diferencial importante para os estudantes em função da disponibilidade do monitor em auxiliar na montagem de circuitos junto ao laboratório de Circuitos Digitais. Até o final do semestre letivo corrente pretende-se fazer uma pesquisa com os estudantes das disciplinas com o objetivo de medir o grau de satisfação com as atividades da monitoria e obter sugestões para melhorias que possam ser implementadas.

Publicado
22-05-2024