
Edição Atual

APRESENTAÇÃO
A IV Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2024/2025 foi um evento organizado pela Diretoria de Políticas de Graduação/Pró-Reitoria de Graduação, com a participação das Comissões Institucional e Locais de Monitorias. Teve como principal objetivo atender às demandas formativas relacionadas à atuação dos estudantes ligados ao Programa de Monitorias da UFFS, que atuam como monitores de ensino, remunerados e não remunerados, nas diferentes modalidades. O enfoque principal da Jornada foi o papel das tecnologias nos processos educativos, iniciação à docência e aprendizagem colaborativa, diversidade na UFFS e socialização das experiências dos monitores, além de outros aspectos da monitoria que foram debatidos durante o evento.
Destaca-se que o Programa de monitorias da UFFS foi criado em 15 de dezembro de 2011 pela Resolução 04/2011/CONSUNI-CGRAD, sendo que a normativa original foi modificada pelas Resoluções 01/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018 e 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021. No período de 2012 a 2025 foram desenvolvidos 1.277 projetos de monitoria, integrando 2.984 monitores remunerados e não remunerados. Além disso, a proposição da IV Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2024/2025 dialoga com a normativa que rege o Programa e prevê atividades formativas para os estudantes que atuam como monitores. Desde a realização da 1ª Jornada, no período 2020/2021, o evento vem se aperfeiçoando a partir das avaliações dos sujeitos envolvidos nos projetos e nas comissões de monitoria. Propõe-se que a Jornada seja realizada em edições anuais, com os objetivos de valorizar e qualificar a atuação dos monitores de ensino que atuam nos diferentes projetos, bem como oportunizar o compartilhamento das experiências, conhecimentos e publicações produzidas.
Esta publicação contém 108 resumos submetidos à IV Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de ensino 2024/2025, realizada no período de 22 de outubro de 2024 a 26 de junho de 2025. O evento foi organizado e realizado em 4 etapas on-line, conforme segue:
22/10/2024
Etapa 1 - “O Papel das tecnologias nos processos educativos”
Ana Maria de Oliveira Pereira (UFFS)
11/03/2025
Etapa 2 -"Monitorias de ensino: um espaço de formação e aprendizagem colaborativa"
Lucélia Peron (UFFS)
07/05/2025
Etapa 3 - “PIN e Pró-Imigrante: diversidade na UFFS”
Rosenei Cella e Diego Palmeira Rodrigues (UFFS)
26/06/2025
Etapa 4 - Seminário de Socialização de boas práticas em ações e apoio ao ensino na graduação
Apresentação dos monitores dos resumos submetidos ao Portal de Eventos
Os coordenadores dos projetos de monitoria, aprovados no Edital 12/ PROGRAD/UFFS/2024, figuram como autores dos resumos contidos nesta publicação e seus respectivos monitores e colaboradores são os coautores dos trabalhos. Os resumos dos trabalhos estão organizados em 03 (três) eixos:
Eixo 01 – Monitorias por Curso;
Eixo 02 – Monitorias por Público-Alvo;
Eixo 03 – Monitorias por Componente Curricular.
A definição dos eixos foi organizada em consonância com características dos projetos de monitorias de ensino, conforme o disposto na Resolução 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, sendo categorizadas em monitorias por curso, público-alvo e componente curricular.
Esta obra se configura como a terceira publicação que reúne trabalhos de estudantes e professores que se dedicam aos projetos de monitorias, é fruto do trabalho coletivo de estudantes, professores e técnicos da instituição. A Diretoria de Políticas de Graduação acredita que este registro representa o potencial formativo do Programa demonstrando a diversidade das atividades desenvolvidas na graduação.
Janaíta da Rocha Golin
Solange Maria Alves
(Organizadoras)