O I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS emerge como um evento de acolhida, abertura do semestre letivo e apresentações de pesquisas. O evento contou com mesa de apresentação do programa aos ingressantes, aula inaugural e apresentação de Dissertações de Mestrado concluídas e projetos de pesquisa em desenvolvimento, ao longo dos dias 14 e 15 de agosto de 2023.

A programação foi assim organizada:

14 de agosto de 2023

Manhã – recepção e oficina com os ingressantes no curso

Tarde – apresentações das pesquisas

Noite – apresentações das pesquisas

15 de agosto de 2023

Manhã – aula inaugural: A Pós-Graduação em tempos de construção: avaliações e proposições para a área da Educação, ministrada pela Profª. Drª. Giselle Cristina Martins Real (UFGD)

Tarde – Assembleia do PPGE

Foram 35 trabalhos apresentados, na forma de resumos expandidos, reunidos nos anais e disponibilizados na página do evento, organizados em dois eixos, que correspondem às linhas de pesquisa do Programa, cujas ementas seguem apresentadas na sequência.

Linha 1 – Políticas educacionais

A educação na relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico, política e cultural. Tem como propósito compreender as dimensões políticas do fenômeno educativo, especialmente os desdobramentos que assumem no interior dos processos de formulação, implementação, financiamento e avaliação das políticas públicas educacionais, especialmente as de formação de professores, as curriculares e as de gestão educacional. Agrega um conjunto de pesquisadores e projetos de pesquisa que investigam a educação enquanto uma construção social e política, mediada e transformada pelas disputas, pelos conflitos, pelos interesses e pelas relações de poder que se dão nos diferentes espaços/tempos da escola, do Estado, da economia e da cultura.

Linha 2 – Formação de professores: conhecimento e práticas educacionais

Formação de professores, suas bases teórico-metodológicas e suas relações com a prática educacional. Geração, transformação e inter-relação dos saberes do senso comum e dos conhecimentos científicos nos processos formativos e nas práticas coletivas das instituições educacionais. Tecnologias e recursos didático-pedagógicos na formação e na prática profissional dos professores. Saberes e práticas nos processos de inclusão/exclusão em instituições educacionais.

Dentro dos dois eixos, as temáticas de pesquisas foram organizadas em blocos com a coordenação e participação dos professores do PPGE e professores que desenvolvem estágio de pós-doutorado no Programa. O objetivo de integrar os mestrandos através da socialização de suas pesquisas teve êxito, tendo em vista os diálogos/trocas durante e após as exposições orais. 

A Avaliação positiva do evento permite sua continuidade e a realização do II Seminário em agosto de 2024. 






Publicado: 29-08-2023

Políticas Educacionais

Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais