ENTRE FIOS E EXISTÊNCIAS: A POÉTICA DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO E SEUS SENTIDOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

Palavras-chave:

Arthur Bispo do Rosário, Estética da existência, Formação humana

Resumo

Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e investiga as possibilidades de reflexão sobre a formação humana a partir da aproximação entre a experiência criadora de Arthur Bispo do Rosário e a noção foucaultiana de estética da existência. A investigação emerge de inquietações decorrentes da docência em Arte e da percepção de que, em um contexto marcado por exigências de produtividade, desempenho e adaptação, os processos formativos tendem a privilegiar competências e resultados, relegando a segundo plano experiências relacionadas à criação, à produção de sentidos e à constituição do sujeito. Nesse horizonte, toma-se como problema de pesquisa: que reflexões sobre a formação humana podem emergir da aproximação entre a experiência criadora de Arthur Bispo do Rosário e o conceito foucaultiano de estética da existência? O objetivo consiste em colocar em diálogo a experiência criadora de Arthur Bispo do Rosário e a noção foucaultiana de estética da existência, buscando refletir sobre os processos de constituição do sujeito e seus possíveis sentidos para a formação humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e crítico-interpretativa, orientada pelas reflexões de Michel Foucault, especialmente acerca do cuidado de si, das práticas de si, da subjetivação e da estética da existência. O corpus documental é constituído por registros biográficos, audiovisuais, museológicos e iconográficos relacionados à trajetória e à produção de Arthur Bispo do Rosário, compreendidos como vestígios de um processo criador e analisados em diálogo com o referencial foucaultiano. Por se tratar de uma pesquisa em desenvolvimento, não são apresentados resultados conclusivos. Espera-se que a investigação contribua para ampliar as reflexões sobre a formação humana como processo ético de constituição de si, reconhecendo, na experiência criadora de Arthur Bispo do Rosário, um campo fecundo para problematizar modos singulares de existir em meio aos processos contemporâneos de normalização.

Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Odair Neitzel, UFFS

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com estágio sanduíche na Universität Kassel (Alemanha). É Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sua trajetória investigativa articula as áreas de formação de professores, ética, filosofia política e filosofia da educação, com ênfase nas noções de juventudes, estética da comum existência e nos desdobramentos do pensamento de Michel Foucault e autores contemporâneos para a compreensão crítica da ação pedagógica no campo educacional. É autor dos livros A caminho na pesquisa (2025) e A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart (2019). 

  • Daiane Scramin, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e especialista em Artes e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação (GPEFE) da UFFS e articuladora do componente curricular de Arte na Rede Municipal de Ensino de Chapecó. Possui interesse e desenvolve estudos nas temáticas da arte, da formação humana, dos processos de subjetivação e dos estudos foucaultianos em educação.

Referências

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: O cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

Downloads

Publicado

27-08-2026

Edição

Seção

Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais