Entre discursos e práticas: a produção do ser docente nos processos de formação continuada de professoras da Educação Infantil no município de Erechim/RS

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores., Formação continuada., Educação Infantil., Discurso. , Conhecimento e práticas educacionais.

Resumo

Esta pesquisa insere-se no campo da formação de professores e tem como temática a formação continuada de professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Erechim/RS, compreendida não apenas como espaço de atualização profissional, mas como campo de produção, circulação e legitimação de discursos que participam da constituição de modos de pensar, agir e ser docente. A problemática que orienta o estudo consiste em compreender quais discursos sobre a formação continuada são produzidos e mobilizados nos documentos institucionais e nas narrativas das professoras, bem como os enunciados, as regularidades discursivas, os saberes e os efeitos de verdade que os sustentam. O objetivo geral é analisar os saberes mobilizados e produzidos pelas práticas discursivas que constituem os discursos sobre a formação continuada dessas profissionais. Especificamente, pretende-se identificar os enunciados presentes nas propostas formativas, nos documentos e nas narrativas docentes, descrever as regularidades que os organizam, evidenciando valores e concepções privilegiadas e analisar os efeitos de verdade que legitimam determinadas formas de compreender a formação e à docência, observando como esses discursos são apropriados, negociados, tensionados, resistidos ou ressignificados pelas professoras em suas experiências profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, que articula pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O corpus será constituído por documentos institucionais relacionados às ações de formação continuada promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e por narrativas de professoras concursadas da Educação Infantil, compreendidos como materialidades discursivas produzidas em condições históricas específicas. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nas contribuições de Foucault (2008, 2014) acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder, da verdade e da subjetivação, em diálogo com Castro (2024), Veiga-Neto (2017) e Larrosa (2021, 2023), que possibilitam problematizar a formação docente como prática discursiva, experiência e processo de constituição do sujeito.

Biografia do Autor

  • Prof.Dr. Odair Neitzel, UFFS- Campus Chapecó, SC, BR

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com estágio sanduíche na Universität Kassel (Alemanha). É Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sua trajetória investigativa articula as áreas de formação de professores, ética, filosofia política e filosofia da educação, com ênfase nas noções de juventudes, estética da comum existência e nos desdobramentos do pensamento de Michel Foucault e autores contemporâneos para a compreensão crítica da ação pedagógica no campo educacional. É autor dos livros A caminho na pesquisa (2025) e A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart (2019). E-mail: odair.neitzel@uffs.edu.br

Referências

CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014.

LARROSA, Jorge. Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LARROSA, Jorge. Elogio do estudo. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Downloads

Publicado

27-08-2026

Edição

Seção

Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais