Apresentação

Os Encontros sobre Investigação na Escola (EIE), promovidos pela Rede de Investigação na Escola (RIE), acontecem no estado do Rio Grande do Sul desde o ano 2000. A décima sétima edição do EIE, com a temática: Experiências, Diálogos e (Re)escritas em Rede, foi promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa/RS. Devido à pandemia da COVID-19 no Brasil, o encontro aconteceu de forma on-line, entre os dias 09/11/2021 e 12/11/2021.

Tivemos 594 inscritos (autores e coautores) e o envio de 239 relatos. Os relatos submetidos foram divididos em vinte e seis (26) rodas que foram realizadas nos dias 10 e 11 de novembro. Cada roda teve um mediador que conduziu os diálogos, e as sínteses que foram elaboradas nos mostram a importância da partilha e do esperançar na Educação.

Como resultado do processo de escrita e reescrita de experiências desde a sala de aula, constituem-se os Anais do XVII EIE, que contemplam práticas desde a Educação Infantil ao Ensino Superior de diferentes professores, instituições e regiões do Brasil e do Exterior. Destacamos que 26 relatos foram escolhidos, nas rodas de socialização, para serem publicados na forma de capítulo de livro como ebook.  Dessa forma, os Anais do XVII EIE contemplam um total de 212 relatos.

No XVII EIE, mostrou-se, com muita força, a importância da partilha, da resiliência, do esperançar e da coletividade. Com isso, agradecemos a todos os participantes, em especial, aos integrantes da comissão organizadora do encontro, palestrantes e mediadores. Desejamos uma ótima leitura e convidamos você, leitor, a fazer parte da RIE e a se integrar nos próximos EIE.

Uma boa leitura!

Judite Scherer Wenzel, Jeize Batista, Roque Ismael da Costa Güllich, Rubia Emmel, Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Camila Carolina Colpo, Danusa de Lara Bonotto, Claudia Elizandra Lemke, Fabiane de Andrade Leite, Neusete Rigo.

Organizadores dos Anais do XVII EIE

Publicado: 16-12-2021

Experiências e Práticas Pedagógicas

Experiências de Formação

Experiências em políticas educacionais, curriculares e culturais