Os Encontros sobre Investigação na Escola (EIE), promovidos pela Rede de Investigação na Escola (RIE), acontecem no estado do Rio Grande do Sul desde o ano 2000, com periodicidade anual (conforme a tabela dos históricos do evento). O referido evento, organizado inicialmente (as cinco primeiras edições, entre os anos de 2000 e 2005) por um coletivo de professores da UNIVATES, surge a partir de ideias de eventos semelhantes nos anos 1980, desenvolvidos pelo grupo Investigación em La Escuela, com vinculação ao departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales y Experimentales da Universidade de Sevilha.
O EIE tem como proposta de formação a escrita, a leitura e a discussão de relatos de experiências de professores da Escola, da Universidade e de Professores em Formação Inicial. Assim, consiste num evento que prioriza a participação e a interação dos participantes e direciona-se para o público de professores em diferentes estágios de formação, inicial e continuada do Rio Grande do Sul.
O Encontro sobre Investigação na Escola (EIE) iniciou, no Brasil, no ano de 2000, promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS. No texto de apresentação (EIE, 2000, p. 15) da primeira edição do evento consta que o objetivo central foi: “[...] favorecer o avanço da reflexão sobre a própria prática”. Também está explicitado que o encontro esteve “apoiado nos resultados e reflexões do grupo Didática e Investigação Escolar do Departamento das Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas da Universidade de Sevilha e também da rede IRES – Investigação e Renovação Escolar que envolve universidades ibero-americanas e grupos independentes de professores inovadores de países como a Argentina, o Brasil, a Colômbia, a Espanha e o México. Atualmente o coletivo desses países também se organizam em redes, como a Red Iberoamericana de Colectivos Escolares y Redes de Maestros/as que Hacen Investigación y Innovación desde la Escuela, que se reúne a cada três anos para discutir e socializar experiências, sendo que no Brasil temos a Rede de Investigação na Escola (RIE).
A dinâmica do EIE consiste em rodas de discussão em que cada participante inscreve, previamente, um relato investigativo sobre alguma atividade inovadora realizada em sala de aula, preferencialmente, sobre sua prática. Há uma troca de leitura entre pares e, em seguida, os relatos são organizados e separados em rodas de formação, conforme as temáticas, e enviados aos demais participantes da roda para leitura prévia, questionamentos e sugestões. A roda elabora uma síntese das suas temáticas e as apresenta em um dos momentos do encontro. Os relatos após a leitura, discussão e avaliação são reescritos para a publicação final. Ou seja, o EIE tem como proposta a formação num movimento reflexivo por meio da escrita, da leitura, da discussão e da reescrita de relatos de experiências. Ressaltamos que, a XVII edição a ser sediada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa/RS é a segunda edição que ocorrerá na modalidade on-line. A primeira edição realizada nessa modalidade foi a do ano de 2020, organizada pela Universidade do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS. A decisão pela realização em tal modalidade foi devido à Pandemia da COVID-19. Os encontros anteriores foram realizados de forma presencial, em sua maioria, em dois dias de evento.
São convidados a participar do EIE, professores que atuam nos diferentes níveis de ensino, da Educação infantil, Educação Básica, Ensino Superior, professores em formação inicial, bem como, pós-graduandos. A condição para a participação é ser autor e/ou coautor de um relato de experiência. O autor principal participa das trocas de leituras e atua como um avaliador no evento. Os demais coautores podem contribuir no processo e participar das rodas de formação.
As cinco primeiras edições (de 2000 a 2004) foram promovidas pela UNIVATES. No entanto, a percepção da participação efetiva de instituições de diversas regiões interessadas em promover e compartilhar suas práticas de inovação trouxe uma abertura para a realização do EIE em diferentes instituições a partir de 2006, como está apresentado no Quadro 01. A UFFS está, neste ano de 2021, sediando pela segunda vez o evento. A primeira vez foi na UFFS, Campus Erechim no ano de 2015 e agora será no Campus Cerro Largo.
Quadro 01. Relação dos Encontros sobre Investigação na Escola.
Edição |
Ano |
Instituição |
Cidade |
Link do Encontro |
Link dos Anais |
I |
2000 |
UNIVATES |
Lajeado |
<https://cirandar.furg.br/22-uncategorized/26-i-encontro-sobre-investigacao-na-escola> |
|
II |
2001 |
UNIVATES |
Lajeado |
<https://cirandar.furg.br/22-uncategorized/27-ii-encontro-sobre-investigacao-na-escola> |
digitalizado - disponível - https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/index
|
III |
2002 |
UNIVATES |
Lajeado |
<https://cirandar.furg.br/22-uncategorized/28-iii-encontro-sobre-investigacao-na-escola> |
digitalizado - disponível - https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/index |
IV |
2003 |
UNIVATES |
Lajeado |
<https://cirandar.furg.br/22-uncategorized/29-iv-encontro-sobre-investigacao-na-escola> |
digitalizado - disponível - https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/index |
V |
2004 |
UNIVATES |
Lajeado |
<https://cirandar.furg.br/22-uncategorized/30-v-encontro-sobre-investigacao-na-escola> |
digitalizado - disponível - https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/index |
VI |
2006 |
FURG |
Rio Grande |
- |
|
VII |
2007 |
PUCRS |
Porto Alegre |
- |
|
VIII |
2008 |
UNIJUÍ |
Ijuí |
- |
|
IX |
2009 |
UNIVATES |
Lajeado |
- |
|
X |
2010 |
FURG |
Rio Grande |
||
XI |
2012 |
UNIPAMPA |
Bagé |
||
XII |
2013 |
UFSM |
Santa Maria |
<https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccne/eventos/eie-2013/> |
<http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext/issue/view/51/showToc> |
XIII |
2015 |
UFFS |
Erechim |
em construção | |
XIV |
2016 |
UNIPAMPA |
Uruguaiana |
||
XV |
2018 |
UFRGS |
Porto Alegre |
||
XVI |
2020 |
FURG |
Santo Antônio da Patrulha |
<https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/issue/view/125> |
|
XVII |
2021 |
UFFS |
Cerro Largo |
<https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/extensao-e-cultura/eventos/evento_uffs-66 |
Fonte: EIE
Referências
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula. 2012. Tese (Doutorado – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (PPGEC), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2012. p.148.
CEOLIN, Taíse. Os Encontros sobre Investigação na Escola: Uma contribuição a Formação Continuada. 2012. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), 2012. p.183.
HARRES, João Batista Siqueira (coord). Anais sobre o I Encontro de Investigação na Escola, Lajeado, Edit. UNIVATES, 2001, 154 p.