UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONCEPÇÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS DO PRÉ VESTIBULAR SOBRE MODELOS ATÔMICOS

Resumo

Resumo   

Biografia do Autor

Wesley Dias de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Tem experiência na área de Física, com ênfase no ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia Ativas de Ensino, Divulgação Cientifica, Arduíno e Robótica Educacional, Dramatização e Experimentação.

Thais Cristina dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Tem experiência na área de exatas, com ênfase em Física. Trabalha com desenvolvimento de materiais para alunos com deficiência visual, sendo uma das desenvolvedoras da página http://www.fisicaembraille.ufpr.br/fisica-em-braille/. Realizando pesquisa sobre a inclusão e a promoção de uma escola inclusiva. Possui interesse em estudos voltados para o ensino, aprendizagem e a docência

Mara Fernanda Parisoto, Universidade Federal do Paraná

Formação: licenciada em 2007 pela Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ), especialista (2008) em Física e Matemática pela CELER, Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência Docente: Ensino Médio e Ensino Fundamental (8º/9º série); Ensino Superior (Monitoria; trabalho em laboratório de Física experimental; docência em Física 1, 2 e 3 para Engenharia e Licenciatura em Física; Formação inicial continuada de Professores e Técnico em Radiologia em cursos de extensão, utilizando a plataforma Moodle; estágio licenciatura em Física; Tecnólogo em Radiologia); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Pré-vestibulares, onde trabalhei com alunos com deficiência visual e fui leitora no simulado do ENEM em 2012. Orientadora no curso de especialização em Ensino de Física. Atuo também no Mestrado Profissional em Ensino de Física em Medianeira, ministrando aulas e orientando. Também tenho experiência em projetos de extensão na área de atividades experimentais e de divulgação científica. Atuei no colegiado do curso de Física da UFRGS, UFPR e da UFFS. Atualmente sou professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. Área atual de interesse: ensino potencialmente significativo de conceitos de Física aplicados à Medicina e à Engenharia, utilizando multi-métodos, como a Metodologia de Projetos, incluindo novas tecnologias, a partir de análise qualitativa e quantitativa. Além disso, os projetos de extensão visão divulgação científica e tecnológica. Outro foco é a redução de evasão e retenção nos cursos de Ciências Exatas e aumento da procura por esses cursos, especialmente por mulheres.

Publicado
16-12-2021