O CASO DO “JOÃOZINHO DA MARÉ” COMO PROPOSTA PARA REPENSAR O CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

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Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS Cerro Largo, RS) (2019). Cursando Segunda Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES - 2017/2018), do Subprojeto Residência Pedagógica Multidisciplinar - Biologia, Física e Química (RP/CAPES - 2018/2019) e Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa - Nível 1A do CNPq (2020/2021). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS (2020-2021) e bolsista CAPES/DS. Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase na Experimentação presente nos currículos de formação de novos professores de Ciências Biológicas.

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação em Química pela UNIJUÍ (1998). É especialista em Gestão Educacional pela UNIJUÍ e em Tecnologias em Educação pela PUC / RJ. Possui Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada - URI - Campus Santo Ângelo (2012) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ - Campus Ijuí (2016). Possui experiência em docência na educação básica. Realiza estudos e pesquisas na área da educação, principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Epistemologia, História da Ciência, Metodologias de Ensino, Políticas públicas educacionais e Currículo Escolar. Atualmente é professora de práticas de Ensino e Estágio Supervisionado no Curso de Química Licenciatura e professora de Epistemologia e Políticas Públicas no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) - Nível Mestrado na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática GEPECIEM e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE.

Publicado
16-12-2021
Seção
Experiências em políticas educacionais, curriculares e culturais