CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DE BIOLOGIA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO

  • Daniele Paz Valente Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Alexandre Carvalho de Moura, Doutor Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Alice Andrighi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Aline Pagnonceli Batista Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Ane Caroline Machado Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Franciele Carla Soares Secretária de Educação e Desporto do Estado do Paraná - SEED (Colégio Estadual Guilherme Almeida)
  • Gilza Maria de Souza-Franco, Doutora Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Izabel Aparecida Soares, Doutora Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Moura, Doutor, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Santa Úrsula, Especialista em Análises Clinicas pela Faculdade Assis Gurgac, Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorado em Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Oeste do Parana- UNIOESTE. Atualmente é docente concursado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Microbiologia e Imunologia, com ênfase em Biologia, Fisiologia e Diversidade de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia ambiental e de Alimentos.

Ane Caroline Machado, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Concluí Formação de Docentes integrado com Ensino Médio regular. Atualmente sou professora na Escola Municipal Deni Lineu Schwartz e acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 

Franciele Carla Soares, Secretária de Educação e Desporto do Estado do Paraná - SEED (Colégio Estadual Guilherme Almeida)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Especialização em : Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Metodologia do Ensino de Biologia e Química; e uma Especialização em Educação do Campo. Atuo na Educação Básica desde 2009, nas disciplinas de ciências e Biologia. Fui no ano de 2018/2020 supervisora de na minha escola do PIBID de Biologia. Em andamento estou como supervisora do PIBID de Biologia, física e Química 2020/2022. Atualmente também atuo como professora formadora, em um curso oferecido pela SEED - PR, onde além de aprender, ministro curso sobre ferramentas que podem ser utilizadas tanto agora em épocas remotas, como também adaptadas para se trabalhar na escola posteriormente. 

Gilza Maria de Souza-Franco, Doutora, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, PR. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de riachos, invertebrados aquáticos, bioindicadores e educação ambiental.

Izabel Aparecida Soares, Doutora, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Agronomia, área de concentração; Melhoramento Genético, pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas (2013-2015 - UFFS).Colaboradora no projeto PIBID Institucional desde 2014. Atualmente é professor Associado D (Nível II) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua na pesquisa com Toxicologia -qualidade da água.

Publicado
16-12-2021